SENAI Ceará investe 6 milhões em atualização tecnológica de laboratórios, equipamentos e serviços

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará) continua investindo para apoiar as indústrias, mesmo durante a pandemia do novo coronavírus. Teve início em julho um projeto de atualização tecnológica de estrutura física, compra de equipamentos e capacitação da equipe, com recursos superiores a R$6 milhões. Os investimentos, focados no Instituto SENAI de Tecnologia, em Maracanaú, proporcionarão oferta de novos serviços tecnológicos para indústrias. A modernização está dividida em três fases. A primeira fica pronta em outubro. O prazo final de entrega de toda a atualização é maio de 2021.

Os investimentos abarcarão todas as áreas de atuação do SENAI, com foco em Química e Alimentos. De acordo com o diretor regional do SENAI, Paulo André Holanda, as mudanças farão o SENAI mais eficiente. "Vamos atender melhor e com mais eficácia alguns segmentos industriais importantes do Ceará. Esse é um investimento que dará condições do SENAI apresentar às indústrias um portfólio moderno e atual".

Na área química, as mudanças permitirão ao SENAI fazer análises químicas mais complexas do que faz hoje, caracterizar melhor materiais e até desenvolver novos materiais, explica o gerente de tecnologia do SENAI Ceará, Tarcísio Bastos. Na área de alimentos, o SENAI investirá em microbiologia, segmento que não existe hoje na instituição. Será criada uma planta piloto na área de processamento de frutas e hortaliças. Os investimentos permitirão que o SENAI desenvolva pesquisa para novos produtos, com foco nos funcionais, ou seja, alimentos ou ingredientes que oferecem benefícios à saúde, além de suas funções nutricionais básicas.

Em automação, detalha Tarcísio Bastos, os investimentos aumentarão as competências do SENAI nas análises de processos produtivos das indústrias de maneira virtual, além de permitir realização de prototipação de processos de automação de linha de produção em segmentos como têxtil, alimentos, metalmecânico, energia e químico.

A atualização tecnológica incluirá ainda avanços em serviços de digitalização, proporcionando ao SENAI Ceará oferecer ainda mais assertividade e eficiência em implantação de conceitos da Indústria 4.0 para as indústrias locais. 

No segmento metalmecânico, a capacidade de produção será ampliada. Novos equipamentos e softwares estão sendo adquiridos, como Impressora 3D Funcional e Scanner para realizar Engenharia Reversa. Engenharia reversa é o processo de descobrir os princípios tecnológicos e o funcionamento de um dispositivo, objeto ou sistema, através da análise de sua estrutura, função e operação. Esses avanços permitirão que o SENAI faça prototipação de alto nível de produtos.

"Em Maracanaú, haverá também espaço de coworking para startups. O espaço funcionará como um laboratório aberto para aceleramento de startups e elevação de maturidade dos processos de inovação de empresas. A estrutura estará aberta também para grandes empresas desenvolverem parcerias com empresas menores e utilizarem a capacidade instalada do SENAI Ceará para pesquisas, testes, etc", conclui o gerente de tecnologia, Tarcisio Bastos.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA