SESI Ceará passa a ofertar Educação de Jovens e Adultos, gratuitamente, para interessados em finalizar Ensino Fundamental ou Médio

Estão abertas as inscrições para o "Meu Diploma SESI", a Educação de Jovens e Adultos do SESI Ceará. Com uma metodologia diferenciada e gratuita, o serviço, antes exclusivo para trabalhadores da indústria, agora está disponível também para a comunidade. Ou seja, qualquer pessoa interessada em finalizar o Ensino Fundamental ou Médio no SESI Ceará poderá fazê-lo a partir deste momento.

O diferencial do “Meu Diploma SESI” é uma metodologia chamada de “Reconhecimento de Saberes”, que se propõe a identificar as competências desenvolvidas pelos alunos adultos ao longo de sua vida, mesmo que tenham sido adquiridas fora da escola. Assim, o tempo de permanência em sala de aula pode diminuir substancialmente, fazendo com que os estudantes conquistem o tão sonhado diploma em apenas quatro meses.

“O adulto que não passou pela escola também cresceu, amadureceu e aprendeu. Ele não ficou parado. E o que foi apreendido em sua trajetória pessoal precisa ser considerado”, explica Genuíno Bordignon, consultor do SESI e um dos idealizadores da metodologia.

Por meio da aplicação de exercícios bem diferentes de uma prova regular, o SESI identifica os conhecimentos que o estudante já possui, poupando tempo. Se identificadas todas as competências exigidas, o aluno recebe o certificado de conclusão do Ensino Fundamental ou Médio ao final do processo. Há ainda a possibilidade de o estudante cursar apenas as disciplinas daquela área do conhecimento na qual tem mais dificuldade, diminuindo sua estadia na escola.

Segundo Bordignon, um dos principais problemas que leva jovens e adultos à evasão escolar no EJA é seu modelo atual, com um currículo que foge à realidade dos estudantes. “O currículo é a pista escolar feita para a criança e o adolescente seguirem uma trilha de aprendizagem. O adulto que não criou essa pista, ficou como um germe empacado? Não, trilhou sua trilha por fora”.

Baseado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, que prevê que é possível reconhecer as competências já desenvolvidas pelos estudantes adultos, a metodologia “Reconhecimento de Saberes” arranjou meios de tornar isso possível. O princípio é escutar o estudante, para que este mostre seus conhecimentos adquiridos durante a vida, dando a ele confiança.

O Meu Diploma SESI está disponível em Fortaleza, Sobral e Juazeiro do Norte. Neste momento, as atividades estão sendo realizadas de maneira remota, devido à pandemia do novo coronavírus.

Para saber mais informações, ligue (85)4009.6300

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA