SENAI Ceará e Exército renovam parceria para nova etapa do projeto Soldado Cidadão

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará) assinou na segunda-feira (27/7) um contrato com o comando da 10ª Região Militar para dar continuidade às atividades do projeto Soldado Cidadão em Fortaleza. Nessa nova etapa do projeto, serão oferecidos seis cursos: Mecânico de Motor Câmbio – Álcool e Gasolina; Excel pleno; Instalação Elétrica Predial; Operação de Empilhadeira; Condutores de veículos de transporte de carga invisível e outras; e Condutores de veículos de transporte de produtos perigosos (MOPP). A previsão é de início das aulas em 10 de agosto. 

O projeto Soldado Cidadão tem por finalidade fornecer qualificação profissional aos militares das Forças Armadas, permitindo melhores condições de inserção do mercado de trabalho aos licenciados por término do tempo de Serviço Militar. Teve início, com a parceria do SENAI Ceará, em 29/4 com o curso de Costureiro Industrial do Vestuário. O curso teve como foco a produção de máscaras de tecido para proteção de profissionais da saúde, trabalhadores da indústria e sociedade cearense contra o coronavírus.

Nessa nova etapa do projeto, serão oferecidas oito turmas, com 20 alunos cada. Os cursos têm carga horária que varia de 40h a 160h e acontecem in company, ou seja, nas instalações do Exército.

A ação conta com a articulação do presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante; do diretor regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda; e do general Fernando José Soares da Cunha Matos.

Projeto Soldado Cidadão

O Projeto Soldado Cidadão já beneficiou mais de 240 mil jovens em todo o país. Teve início em 2002 como um projeto de qualificação de mão de obra, na cidade do Rio de Janeiro. No ano seguinte, como módulo-piloto, foi estendido ao Distrito federal e a mais sete estados brasileiros. Em 2004, o projeto ganhou projeção nacional, abrangendo todas as unidades da federação, com a participação de todos os Comandos Militares de Área (C Mil A). Sua operacionalização envolve organizações militares e entidades civis de ensino profissionalizante. O SENAI Ceará é um dos principais parceiros do projeto a nível local.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA