Indústria cearense apresenta primeiros sinais de retomada, aponta Sondagem Industrial de junho
O Observatório da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) divulgou nesta sexta-feira (24/7) mais uma Sondagem Industrial.
Desta vez, a pesquisa aponta que após sete meses seguidos com quedas na produção, intensificada pela crise causada pela pandemia de Covid-19, o mês de junho manifestou os primeiros sinais de mudança.
No primeiro trimestre, já com o início dos efeitos na economia, houve quedas seguidas em todos os indicadores da Sondagem, assim como no próprio PIB brasileiro, que recuou 0,3% em comparação com o mesmo trimestre do ano anterior. Todavia, o resultado do indicador de Produção mostra o início – ainda tímido – de uma retomada econômica, bem como expectativas positivas em relação à demanda futura tanto para o Ceará como para o Brasil.
O indicador de Utilização da Capacidade Instalada ainda está abaixo do usual, em certa medida por consequência do decreto estadual restritivo, cuja segunda fase foi instaurada no dia 22 de junho. Por conta das restrições, alguns setores da Indústria ainda trabalhavam com expediente reduzido. Possivelmente por esse motivo, o Indicador de Emprego e de Formação de Estoques também desempenharam negativamente. Em relação às expectativas, houve uma significativa melhora quando comparamos com os meses anteriores.
A Sondagem Industrial é uma pesquisa realizada mensalmente em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI). Para ler na íntegra, clique AQUI.