SENAI apoia Digifest 2020, a edição virtual do Dragão Fashion Brasil (DFB)

Este ano, a maior semana de moda autoral da América Latina, o Dragão Fashion Brasil (DFB), está sendo todo virtual. É a Digifest 2020. Inicialmente planejada para maio, a 21ª edição do evento foi atingida pelo distanciamento social e acontece até o dia 31/7, com uma extensa lista de atividades virtuais, que acontecem desde 1/6. O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará) é parceiro do evento, assim como os sndicatos filiados à FIEC e ligados à moda, Sindconfecções, Sindtêxtil e Sindroupas.

A edição conta com lineup multidisciplinar. “Todo o planejamento foi pensado para contemplar quem teve suas atividades e faturamento afetados pela crise, seja designer, aluno, artista ou microempreendedor”, explica o diretor-geral do DFB Festival e idealizador do evento, Cláudio Silveira.

A organização acredita que a migração para o formato digital potencializa as atividades previstas antes da pandemia, adaptando-as a um formato seguro e democrático. A programação abrange ações sociais, prêmios e os tradicionais concursos de novos talentos. Foram convidados 12 designers e marcas do lineup para desenvolver estampas exclusivas para máscaras de proteção para serem doadas para áreas de vulnerabilidade social localizadas na região metropolitana de Fortaleza.

Também foram distribuídos R$35 mil em prêmios. A mostra de curtas-metragens MoveModa deu R$10 mil aos vencedores das quatro categorias do concurso: Fashion Film Independente, Pensamento Crítico, Inovação em Linguagem e Talento Educacional. O júri foi formado por profissionais de audiovisual, comunicação, design e moda.

Diferente de outras edições, os estudantes que passaram para a segunda fase do concurso de novos talentos teve que confeccionar apenas um look piloto. Antes, os participantes tinham que produzir a coleção submetida por completo. O prêmio para a equipe vencedora foi reduzido para R$5 mil.

O concurso New Faces, presente no festival desde 2017, também ganhou uma versão online. A ação foi criada para revelar modelos nas áreas de vulnerabilidade em Fortaleza proporcionando inserções no mercado de trabalho. As três primeiras colocadas ganham ensaio fotográfico, consultoria de moda e beleza e cursos profissionalizantes. A vencedora leva um prêmio de R$5 mil e entra no casting da próxima edição física do festival, no ano que vem.

Em parceria com o Sistema FIEC e o Sebrae, o prêmio DFB Digital reconhece os esforços dos microempreendedores em se destacar nas plataformas virtuais durante o distanciamento. As marcas e estilistas presentes nas redes sociais, apps e sites receberão R$15 mil, dividido entre os três primeiros colocados das categorias Engajamento Social, Negócio Sustentável e Feed Criativo.

O Festival promoveu ainda o projeto Marmita Chic, que reuniu oito restaurantes de Fortaleza com pratos autorais, com a missão de minimizar o impacto da crise do novo coronavírus no ramo da gastronomia. Para se tornar ainda mais acessível ao público, a ação disponibilizou para os clientes um cupom especial em parceria com o aplicativo James Delivery, parceiro responsável pela logística do projeto.

Outra ação social é o Pitstop Contra a Covid-19, que acontece nos dias 17, 18, 24 e 25 de julho, e realiza 1.000 exames grátis para a população, em uma espécie de drive-thru instalado no calçadão da Praia de Iracema, em frente ao Hotel Sonata.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA