Observatório da Indústria da FIEC divulga nova edição do Boletim Econômico do Coronavírus

O Observatório da Indústria divulgou hoje (12/6) mais uma edição do Boletim Econômico do Coronavírus, cujo objetivo é informar as principais medidas adotadas no mundo - e principalmente, no Brasil - para mitigar a desaceleração econômica consequente da fundamental contenção da pandemia.

Os países analisados variam a cada boletim para manter a diversidade. Nesta edição, o boletim examina dados sobre produção e emprego dos Estados Unidos, Rússia e Índia. A mesma análise é feita para o Brasil, com acréscimo de informações sobre a atualização da expectativa de queda no PIB de 2020 de 6,5%, o que demonstra o aprofundamento da crise da pandemia. A expectativa do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) continuou a declinar e atingiu 1,53%, enquanto a perspectiva da dívida líquida do setor público permaneceu pessimista, apontando 64,6% do Produto Interno Bruto (PIB). A previsão do Banco Mundial sobre o PIB brasileiro é de 8% neste ano, com previsão de recuperação de 2,2% em 2021.

O Boletim traz também dados sobre a evolução da pandemia nos estados brasileiros, com destaque para o Ceará, que tinha 703 casos/100 mil habitantes até o dia 9/6, data final das análises do boletim. O número de óbitos nos estados também é analisado, assim como a estrutura hospitalar.

O estudo traz ainda um panorama das medidas econômicas aplicadas no país. O destaque é a confirmação do Ministério da Economia sobre o pagamento de mais duas parcelas do auxílio emergencial, possivelmente no valor de R$300 cada. Também há detalhes sobre anúncios do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

O Boletim Econômico do Coronavírus está disponível para download AQUI.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA