Colaboradora do SENAI Ceará, Camila Forte, é mentora em evento promovido pela NASA

A analista da Unidade de Tecnologia e Inovação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará), Camila Forte, foi uma das mentoras de negócios no maior hackathon do mundo, nos dias 30 e 31/5, promovido pela National Aeronautics and Space Administration (NASA), agência americana responsável pela pesquisa e desenvolvimento de tecnologias e programas de exploração espacial. Em edição extraordinária, o NASA International Space Apps Challenge foi 100% online e trouxe desafios relacionados à pandemia causada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2) no planeta.

O NASA International Space Apps Challenge é um hackathon internacional promovido pela incubadora da agência estadunidense. A cada ano, o evento acontece simultaneamente em diferentes cidades do mundo e busca reunir equipes de todo o planeta para resolver os maiores desafios da Terra e do espaço. As equipes tiveram acesso aos dados extraídos pela NASA e puderam criar soluções para o futuro.

Camila Forte foi uma das cearenses a compor o time de mentores, o qual auxiliou as startups na  modelagem de negócios, validações, ideação e pitches. Ela iniciou a carreira no Sistema FIEC em 2011, como estagiária do Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará). Depois de 8 meses, fez seleção para agente administrativa no SENAI Barra do Ceará. O próximo passo foi lidar com planejamento orçamentário no então Instituto SENAI de Tecnologia em Energias Renováveis, instalado na Universidade Estadual do Ceará (UECE). Na atividade, atuou em diversas áreas, como compras e Recursos Humanos, aumentando suas habilidades profissionais.

Por sua atuação foi convidada para trabalhar da Unidade de Tecnologia do SENAI Ceará (Unitec), em Maracanaú. Nessa função, ela iniciou o contato com o mundo dos negócios, pois a unidade era responsável pela gestão de projetos de inovação. Ela conta que começou a se aproximar a se interessar por esse assunto, até que começou efetivamente a fazer a gestão de projetos da unidade, na Casa Indústria. Em seguida, ela foi trabalhar do Instituto SENAI de Tecnologia (IST), em Maracanaú.

O interesse por empreendedorismo e inovação teve início ainda na graduação de Administração, curso que concluiu em 2015. No MBA, Camila Forte começou a se aproximar mais ainda desse universo. Para a produção do artigo da pós-graduação, entrou em contato com startups e daí surgiu o interesse e o envolvimento com o assunto. Iniciou na jornada dando mentorias um ano e meio depois. Hoje, ela soma conquistas e cargos de liderança no ecossistema. É líder de comunidade no Rapadura Valley, a comunidade de startups do Ceará; dá mentorias para startups em programas como o Corredores Digitais; é embaixadora e representante do Ceará do programa nacional Conecta Startup Brasil; é líder do Startup Weekend, um evento mundial organizado em vários países e mantido por uma aceleradora americana.

"Venho me aproximando cada vez mais do ecossistema brasileiro de startups dessa forma.  Venho participando da Conferência Anual de Startup e Empreendedorismo, da Associação Brasileira de Startups. Quando percebi estava totalmente envolvida, ao ponto de ser convidada e ser chamada para esse tipo de evento da Nasa para dar mentorias", conta Camila.

Para Camila Forte, o SENAI é um lugar de aprendizado, incentivo. "O SENAI me incentiva. Hoje, junto com a Unidade de Educação, pudemos desenhar Programa Pré-Acelera SENAI, que é um programa de pré aceleração para alunos. Fiquei feliz de aplicar tudo que venho aprendendo dentro da casa onde trabalho. O SENAI é um ator super importante no ecossistema de inovação nacional e eu estando dentro de uma dessas instituições acaba sendo um impulso para que eu sempre fique buscando o melhor. É onde eu evolui e evoluo, onde tenho oportunidade de todos os dias dar o meu melhor, me aprimorar cada vez mais e dar os meus valores à instituição que tem os mesmos propósitos que eu", reconhece.

O gerente de inovação e tecnologia do SENAI Ceará, Tarcisio Bastos, exaltou a satisfação de ver a colega de instituição ser reconhecida pela competência e trabalho. "A participação da Camila Forte no hackathon da Nasa traz alguns aspectos bem positivos. Um deles é o padrão do time que somos, composto por profissionais com competências muito alinhadas com as necessidades da sociedade e, em particular, da indústria. 

O trabalho que Camila Forte desenvolveu no hackathon da Nasa são competências importantes no atendimento às empresas na organização e gestão de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, função central das atividades do laboratório de projetos da Unitec, do qual ela faz parte, explicou o gerente. "Além da Camila, a participação coloca o SENAI Ceará na rota de ações importantes no campo da inovação, não só no estado do Ceará, mas também, em nível nacional", conclui. 

NASA International Space Apps Challenge
O NASA International Space Apps Challenge é um hackathon internacional promovido pela incubadora da NASA. A cada ano, o evento acontece simultaneamente em diferentes cidades do mundo e busca reunir equipes de todo o planeta para resolver os maiores desafios da Terra e do Espaço. As equipes têm acesso aos dados extraídos pela NASA e podem criar soluções para o futuro.

Em edição extraordinária esse hackathon será 100% online e traz desafios relacionados à pandemia causada pelo novo coronavírus no planeta. Durante 48 horas os times terão acesso aos dados das agências da NASA, ESA e JAXA para desenvolver as soluções.

Pela primeira vez, o Space Apps Challenge contará com uma plataforma que dará suporte aos participantes brasileiros, proporcionando toda a jornada do Hackathon em português, conectado com os desafios globais e a ferramenta da NASA.
 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA