"Procedimentos para a adesão ao Sisbi-POA" é tema de webinar gratuito

Na segunda-feira (25/5), às 16h, o Conexão SENAI realiza o webinar “Procedimentos para a adesão ao Sistema de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA)”.

Para falar sobre o assunto, participam o médico veterinário e diretor de sanidade animal da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (ADAGRI), Amorim Sobreira,  e o presidente do Sindicato das Indústrias da Alimentação e Rações Balanceadas do Estado do Ceará (Sindialmentos), André Siqueira. A mediação fica por conta de Themis Lima, engenheira de alimentos e especialista técnica do SENAI Ceará.

“É fundamental que as empresas cearenses fiquem a par desses procedimentos, pois os impactos podem ser positivos para os negócios, pois nos permitirá comercializar produtos para todo o Brasil”, explica André Siqueira.

O webinar será no canal do Youtube do SENAI Ceará.

ENTENDA

Em março, o Estado do Ceará recebeu do Ministério da Agricultura o certificado pelo reconhecimento de equivalência dos seus serviços de inspeção de produtos de origem animal junto ao Sisbi-POA, o sistema de inspeção do Mapa. A equivalência garante que o serviço de inspeção do Ceará será inserido no cadastro geral do Sisbi-POA e estabelecimentos e produtos nele registados passarão a integrar o sistema.

O Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA) faz parte do Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária (SUASA), padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a inocuidade e segurança alimentar.

“Além de ser obrigatório para serviços de inspeção, o sistema será público. No e-Sisbi, o consumidor poderá consultar registro, rótulos, informações nutricionais, lista de ingredientes e âmbito de comercialização de produtos cadastrados nos serviços de inspeção.

Dessa forma, os produtos de origem animal poderão ser comercializados em todo o país. Com essa possibilidade, as agroindústrias passarão a adquirir mais matéria-prima, beneficiando direta e indiretamente os produtores e empreendedores locais.

 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA