SENAI Ceará inicia atividades do Projeto Soldado Cidadão

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará) iniciou nesta quarta-feira (29/4) as atividades do Projeto Soldado Cidadão, que tem por finalidade fornecer qualificação profissional aos militares das Forças Armadas, permitindo melhores condições de inserção do mercado de trabalho aos licenciados por término do tempo de Serviço Militar.

Devido à pandemia de coronavirus, o primeiro curso realizado será o de Costureiro Industrial do Vestuário (160h), com o intuito de colocar a qualificação profissional dos membros da corporação a serviço do combate à Covid-19. Para tanto, o curso será focado na produção de máscaras de tecido para proteção de profissionais da saúde, trabalhadores da indústria e sociedade cearense. Foram disponibilizadas 32 vagas para os membros do exército local.

Os demais cursos estão previstos para o mês de agosto. Serão cinco turmas, nas seguintes áreas: Mecânico de Motor Câmbio – Álcool e Gasolina; Mecânico de Manutenção de Ar Condicionado; Excel pleno; Instalação Elétrica Predial; e Operação de Empilhadeira.

A ação conta com a articulação do presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante; do diretor regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda; e do general Fernando José Soares da Cunha Matos.

Projeto Soldado Cidadão
O Projeto Soldado Cidadão já beneficiou mais de 240 mil jovens. Através dele, são oferecidos cursos de acordo com a demanda do mercado de trabalho regional e com carga horária mínima de 160 horas.

O Soldado Cidadão iniciou em 2002 com um projeto de qualificação de mão de obra, na cidade do Rio de Janeiro. No ano seguinte, como módulo-piloto, foi estendido ao Distrito federal e a mais sete estados brasileiros. Em 2004, o projeto ganhou projeção nacional, abrangendo todas as unidades da federação, com a participação de todos os Comandos Militares de Área (C Mil A).

Sua operacionalização envolve organizações militares e entidades civis de ensino profissionalizante. O SENAI Ceará é um dos principais parceiros do projeto a nível local.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA