Museu da Indústria aprova projeto no Mecenato Estadual para exposição sobre café

O Museu da Indústria, equipamento do Serviço Social da Indústria (SESI Ceará), aprovou mais um projeto no Mecenato Estadual da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult) para realizar a primeira fase da exposição "Café: o ouro negro, do campo à mesa", em parceria com a empresa 3 Corações.

O Museu dará início à fase 1 do projeto, que compreende a realização de seminário sobre o café, como parte da pesquisa para o roteiro expográfico e projetos luminotécnico, de sonorização e educativo. O projeto foi dividido em duas partes pela dimensão do tema e desdobramentos. A primeira delas foi aprovada no XII Edital Mecenas do Ceará, com valor de 150.000,00 a ser capitado via incentivo fiscal (ICMS).

Sobre o Café
O café (coffe arabica) é uma planta de origem africana que, ao chegar no continente Europeu, inicialmente, foi ingerida como remédio. Somente no século XVII, a planta foi introduzida na América Latina pelos holandeses, a partir da Guiana Holandesa, atual Suriname. Por volta de 1727, a planta chegou no Brasil, contudo somente no século XIX encontra sua melhor adaptação nas regiões de Mata Atlântica, no sudeste do país.

Hoje está na mesa de quase todos os lares. O café chegou no Ceará de forma irregular. Neste sentido, muitas são as histórias sobre a chegada da primeira muda no estado. Em 1846, o produto entra na lista de produtos exportados pelo Ceará. Estudiosos apontam que as lavouras do Ceará estão entre as mais antigas do país. Em meados do século XIX, o Ceará era o quarto maior produtor de café do país.

Exposição "Café: o ouro negro, do campo à mesa"
Trabalhando essa temática aliada à perspectiva do Museu como um lugar de memória e inovação, o equipamento busca divulgar a rica história do produto, ao passo que contribuirá para valorização da retomada da produção de café de sombra, reconhecido nacionalmente por sua qualidade.

Por se tratar de um tema amplo, com desdobramentos no passado e no presente de nossa sociedade, o Museu realizará, na primeira fase, o seminário “Vamos tomar um café? História e memória sobre o café do Ceará”, onde será abordada a chegada das primeiras mudas, a estruturação do plantio, o desenvolvimento do comércio, o declínio e o retorno da produção no estado e questões afins. O evento pretende reunir profissionais e pesquisadores, além de conhecer experiências de outros museus que abordam o tema.

Para a segunda fase, o Museu realizará a montagem da primeira fase da exposição "Café: o ouro negro, do campo à mesa", que ocupará o maior salão de exposição do equipamento, que possui 390m² e se estenderá para o Bistrô (81,99m²) com possível espaço reservado à degustação da bebida e realização de atividades baristas. 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA