SESI Ceará suspende atividades presenciais de Saúde e Segurança do Trabalho

O Serviço Social da Indústria (SESI Ceará) decidiu suspender temporariamente as atividades presenciais de Saúde e Segurança do Trabalho, em cumprimento às recomendações das autoridades sanitárias nacionais, estaduais e municipais de isolamento social e de limitação à circulação de pessoas em decorrência da pandemia de coronavírus.

A decisão contempla a suspensão de todos os atendimentos de exames médicos ocupacionais, clínicos e complementares, exceto os exames demissionais que não tenham atestado de saúde ocupacional emitido há menos de 180 dias. Os exames demissionais que necessitem da realização de exames complementares vinculados podem ser realizados sem a imediata realização dos exames complementares correspondentes, desde que seja consignado no campo observações do ASO (Atestado de Saúde Ocupacional), visto que a medida se configura como medida de exceção, conforme determinação de suspensão da obrigatoriedade de realização desses exames complementares.

Para casos específicos, em que a prorrogação da realização de exames complementares seja considerada pelo médico coordenador do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) uma ação que representa risco para a saúde do empregado, este deverá ser tratado pontualmente sob orientação do médico, podendo ele indicar ao empregador a necessidade imediata de sua realização.

O comunicado emitido pelo SESI Ceará informa que tão logo o estado de calamidade pública se encerre, a instituição retomará suas atividades normais, a fim de viabilizar o agendamento e realização dos exames complementares, no prazo estabelecido na MP 927/20. De acordo com a superintendente do SESI Ceará, Veridiana Grotti, o SESI suspendeu as atividades presenciais, mas ao mesmo tempo, a equipe está ainda mais presente. "Toda nossa equipe de saúde está em teleatendimento para orientar as empresas, continuando a promover e preservar a saúde dos trabalhadores", garante.

Conforme afirma a superintendente, os profissionais de saúde e segurança no trabalho do SESI – engenheiros e técnicos de segurança no trabalho, médicos, enfermeiros, ergonomistas, fonoaudiólogos, educadores físicos, nutricionista e psicóloga - permanecem à disposição para orientações aos clientes por meio de teleatendimento.

Mais informações:
Engenheiros e técnicos de segurança no trabalho, médicos, enfermeiros,
ergonomistas, fonoaudiólogos

- Sobral e região norte do estado: Bruna Siqueira Sobral - bsferreira@sfiec.org.br /(88) 99694-5512
- Juazeiro e região do Cariri: Ridalvo Barbosa - jrbarbosa@sfiec.org.br /(88) 99969-3415 e
Rose Nascimento rsnascimento@sfiec.org.br /(88) 98856-9956
- Fortaleza e demais regiões: Nélia Pereira - npereira@sfiec.org.br /(85) 98847-4731

Educadores físicos, nutricionista e psicóloga
Juliana Bittencourt - jpbraz@sfiec.org.br /(85) 98871-7383

Clique AQUI e confira o comunicado na íntegra.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA