SENAI e Finep lançam editais Mulheres Inovadoras e Finep Startup

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará) e a Financiadora de Inovação e Pesquisa (Finep) lançaram hoje (5/3), em evento na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), os editais Mulheres Inovadoras e Finep Startup. Durante o evento, houve uma mesa redonda com a participação das empreendedoras Fernanda Catunda (Agenda Edu), Luise Castro (Desenrolado) e Priscilla Veras (Muda meu Mundo). Elas falaram sobre suas trajetórias, propósitos e lições aprendidas. 

O diretor regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda, representando o presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, abriu o evento ressaltando o papel importante da Finep em fomentar a inovação no país. "Segundo a Associação Brasileira de Startups, o Brasil possui 12.904 startups distribuídas em 77 comunidades pelo país. O Ceará surge no mapeamento de comunidades do Nordeste como o terceiro estado com maior iniciativa empreendedora de startups da região", informou.

O diretor exemplificou como o SENAI Ceará tem incentivado a cultura empreendedora nas empresas e nos alunos. De acordo com Paulo André, a atuação do SENAI Ceará inclui a realização de eventos de inovação diversos, a Saga da Inovação e a implantação da disciplina de empreendedorismo nos cursos técnicos. O Instituto SENAI de Tecnologia contribui atendendo empresas em projetos de inovação.

"No mês que se enaltece a força da mulher, é de extrema importância trazer esta discussão para dentro do empreendedorismo", destacou Paulo André Holanda. De acordo com a  Associação Brasileira de Startups, 12,3% das startups cadastradas são lideradas por mulheres. No Brasil, 29% das companhias possuem mulheres como líderes, superando a média global de 24%.

As duas chamadas, lançadas recentemente pela Financiadora, estarão abertas para o envio de propostas até o dia 15 de março, caso do Finep Startup, e até 16 de março, para Mulheres Inovadoras. O gerente do Departamento Regional Nordeste da empresa, Paulo Resende, apresentou os editais.

O programa Mulheres Inovadoras foi criado para estimular startups lideradas por mulheres, de forma a contribuir para o aumento da representatividade feminina no cenário empreendedor nacional por meio da capacitação e do reconhecimento de empreendimentos que possam favorecer o incremento da competitividade brasileira.

Já o Programa Finep Startup está em seu terceiro edital. O programa tem por objetivo alavancar empresas de base tecnológica em fase final de desenvolvimento de produto ou que precisem ganhar escala de produção, com viabilidade comercial comprovada. O limite de recursos totais desta rodada é de R$ 30 milhões para 25 startups.

Clique AQUI para mais informações sobre o edital Finep Startup e AQUI para mais detalhes sobre a chamada Mulheres Inovadoras.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA