Nova diretoria do Sinduscon/CE toma posse na FIEC

Uma nova diretoria do Sinduscon/CE tomou posse na última quinta-feira (6/2), na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). O novo presidente é Patriolino Dias de Sousa, que assume a presidência do sindicato para o mandato de 2020 - 2023. Na sucessão de André Montenegro de Holanda, o novo presidente do SINDUSCON/CE foi eleito por aclamação, em outubro de 2019. 

O presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, abriu a solenidade de posse, dizendo que a FIEC sente-se orgulhosa de receber o evento de posse da nova diretoria de um dos sindicatos signatários da carta de fundação da federação, em 1950. O presidente ressaltou a importância do setor para o Ceará e para o Brasil. "A construção civil é um dos principais termômetros da nossa economia. As atividades que integram a vasta cadeia produtiva da construção civil têm impacto direto na geração de empregos, na melhoria dos principais vetores de desenvolvimento econômico e social de qualquer território, a exemplo da infraestrutura, habitação e saneamento básico, entre outros", disse. De acordo com o presidente, dos considerados empregos formais, informais e indiretos, cerca de 12,5 milhões estão ligados a algum elo da cadeia produtiva do setor. "Quando a construção civil melhora, tudo melhora". Para o novo presidente, Ricardo Cavalcante desejou sucesso e que Patriolino consiga manter a ampliar a relevância do Sinduscon no promissor cenário que se desenha para o Ceará e para o Brasil, de retomada da economia. 

André Montenegro, ao se despedir do cargo de presidente do Sinduscon/CE, relembrou os grandes desafios que enfrentou durante a gestão, principalmente a crise econômica. Ele agradeceu à diretoria, parceiros, Prefeitura de Fortaleza, Governo do Estado, entre outros. "Patriolino é uma grande escolha do sindicato. Está preparado, é competente e um grande empresário. O sindicato está em boas mãos", elogiou.

Patriolino Dias de Sousa, emocionado, disse compartilhar do sentimento dos colegas construtores presentes na solenidade de posse. "Boa parte dos amigos aqui enxerga no construir um caminho de transformação social capaz de empregar milhares de trabalhadores, gerar renda, fomentar o urbanismo, impulsionar a economia, criar desenvolvimento. Trabalhamos com amor, temos paixão por planejar, criar, realizar, botar de pé", disse. 

Sobre o que planeja realizar à frente do sindicato, Patriolino disse que há um instigante caminho pela frente. "Precisamos manter permanentemente hasteada a bandeira da retomada do crescimento, do desenvolvimento contínuo e sustentável. Precisamos continuar trabalhando de maneira perene e incessante no resgate da construção civil como mola da economia, criando empregos, gerando renda, atraindo capital estrangeiro, promovendo o desenvolvimento urbano e cumprindo sua mais valiosa função social -  a moradia com qualidade de vida", pontuou.

Para realizar isso, o novo presidente disse acreditar que o caminho é que a iniciativa privada caminhe cada vez mais de mãos dadas com o poder público. "Precisamos levantar palavras de ordem fundamentais para permear esse tão buscado caminho do crescimento: diálogo e desburocratização. Ele ressaltou e agradeceu o trabalho da Prefeitura de Fortaleza no âmbito da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente e tocou no assunto do convênio do ICMS sobre a aquisição de insumos, com o Governo do Estado. Patriolino afirmou ainda que é preciso ampliar ainda mais o Programa Minha Casa Minha Vida e que é preciso que ele se torne um programa de Estado, dada sua importância. 

"A marca q buscarei deixar é de gestão democrática, participativa, inclusiva com amplo espaço ao diálogo construtivo e enriquecedor. Uma gestão guiada a várias mãos amparadas por pessoas motivadas por construir soluções, trabalhar com a verdade, com propósito e inspiração diária de buscar fazer sempre o melhor foi a receita de vida q me fez chegar até aqui", salientou. 

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, afirmou que a indústria da construção civil é a mais importante da cidade e de qualquer grande cidade do Brasil, sendo a que mais arrecada e mais gera empregos. "Não se faz progresso, não se promove desenvolvimento sem diálogo e parceria fina e construtiva entre a construção civil e o poder público", analisou. Nos últimos anos, disse o prefeito, o papel da prefeitura junto à construção civil foi de tornar o ambiente de negócios mais favorável à atividade, modernizando um conjunto de legislações urbanas e construindo pauta de simplificação de processos; além de fazer investimento público direto na cidade, envolvendo construtoras, fornecedores e gerando empregos. 

O governador Camilo Santana encerrou as falas da noite colocando o Governo do Estado à disposição para diálogos respeitosos e construtivos em prol do desenvolvimento da construção civil, da economia e do Ceará. "Sabemos das dificuldades que o setor atravessou nos últimos anos. Destaco a importância da parceria e do diálogo entre o setor público e o privado no esforço de fazer o Ceará crescer de forma mais veloz, desburocratizando, aumentando a igualdade entre a população cearense e o papel da construção civil nisso é fundamental", concluiu. 



Perfil do presidente
Formado em Administração de empresas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e em Direito pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), e com Pós-Graduação em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Patriolino Dias de Sousa, ingressou na vida empresarial em 1995, quando inaugurou sua primeira empresa, a Padaria La Focaccia. O sucesso no ramo o credenciou ao cargo à época de Vice-Presidente do Sindicato da Panificação do Estado do Ceará.

Atualmente, é presidente do Sinduscon-CE, com vasta contribuição ao desenvolvimento do segmento da construção civil no Estado. Patriolino Dias de Sousa é diretor executivo da Dias de Sousa Construções há 25 anos, cujo trabalho rendeu à empresa o Prêmio Construtora do Ano pelo Sinduscon em três edições consecutivas (2013, 2014 e 2015). Foi, ainda, Vice-presidente do Sinduscon-CE nas gestões de 2014-2016 e 2017-2019 e eleito no ano de 2015 como presidente da Comissão de Construção Civil e Imobiliária da ADECE.

Gestão do Sinduscon/CE (2020 - 2023):
Presidente: Patriolino Dias de Sousa
Vice-presidente da Área Administrativa: Ananias Pinheiro Granja
Diretor  de Marketing: Luís Roberto Studart Soares Filho
Diretor de Assuntos Jurídicos: Alexandre Vasconcelos Accioly de Carvalho
Diretor de Patrimônio: Andrea Coelho de Oliveira
Vice-presidente da Área Financeira: Clausens Roberto de Almeida Duarte
Diretor  de Tesouraria: Aristarco Barbosa Sobreira
Diretor de Planejamento: José Carlos Braide Nogueira da Gama Filho
Vice-presidente da Área Imobiliária: José Carlos Braide Nogueira da Gama
Diretor de Investimentos Internacionais: Otacílio Valente Costa
Diretor de Incorporações: Daniel Otoch Simões
Diretor de Obras de Interesse Social: Francisco Kubrusly Neto
Diretor de Estatística: Sérgio Soares Macedo
Vice-presidente da Área de Obras Públicas: Augusto Rogério de Menezes e Souza
Diretor de Obras de Saneamento: José Newton Lopes Ribeiro
Diretor de Obras de Construção: Marcelo Flavio Melo Correia Lima
Vice-presidente da Área de Relações Trabalhistas e Recursos Humanos: Marcelo Pordeus Barroso
Diretor de Relações Intersindicais: Felipe Fernandes Moreira
Diretor de Pesquisas de Relações do Trabalho: Paulo Camara Jatahy
Vice-presidente Área de Tecnologia: Jorge Dennis Pinto Dantas
Diretor de Pesquisas de Processos: Filipe Carvalho de Holanda
Diretor de Pesquisas de Produtos: Paulo Parente Machado
Vice-presidente da Área de Sustentabilidade: Paula Andréa Cavalcante da Frota
Diretor de Responsabilidade Social: Ricardo Miranda Moreira de Sousa
Diretor de Proteção ao Meio Ambiente: Antônio de Mattos Brito Neto
Vice-presidente da Área de Relações Institucionais: Ricardo Nóbrega Teixeira
Diretor de Comunicação e Relações Públicas: Vitor Queiroz Frota
Diretor de Eventos: Fábio Gomes de Albuquerque
Diretor da Região Norte do Estado: Marcelo Gadelha Cavalcante
Conselheiro Fiscal Titular:  Luis Girão
Conselheiro Fiscal Titular:  Manoel Lourenço dos Santos Filho
Conselheiro Fiscal Titular:  Marcos Silva Montenegro
Conselheiro fiscal suplente: Ricardo de Sá Barreto Callou
Conselheiro fiscal suplente:  Carlos Turiano Meira Martin Neto
Conselheiro fiscal suplente: Marcelo Silva Montenegro

Sobre o Sinduscon Ceará
Com 77 anos de atuação, o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Ceará é o segundo maior Sinduscon do Brasil e a entidade de classe representativa do setor patronal da construção civil no Estado. A instituição congrega construtoras associadas e participa ativamente no processo de desenvolvimento do Ceará no âmbito socioeconômico, junto ao poder público e na defesa dos interesses da classe construtora.

O Sinduscon/CE é um dos 40 sindicatos patronais ligados à Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), que reúne diversos segmentos produtivos industriais, com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento social e econômico do Estado, estimulando a competitividade, gerando novos negócios e fortalecendo vínculos institucionais.

 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA