Especialistas constroem Perfis Profissionais para o futuro do setor de Economia do Mar

O Observatório da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) coordenou nesta quinta-feira (5/12) o Painel de Especialistas do projeto Perfis Profissionais para o Futuro da Indústria Cearense do setor de Economia do Mar. O evento reuniu representantes da Academia, do setor produtivo, do terceiro setor e do governo. O objetivo do projeto é induzir a oferta de formação de perfis profissionais que tragam novas perspectivas ao desenvolvimento industrial e ao progresso da sociedade.

A ideia do painel é proporcionar a construção coletiva dos perfis profissionais que serão necessários à indústria cearense no horizonte temporal de 2035, induzindo, assim, a competitividade por meio da antecipação da demanda por formação profissional.

O líder do Observatório da Indústria, Sampaio Filho, abriu a reunião representando o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante. De acordo com ele, o setor é visto como estratégico pela atual gestão. “Não podemos mais ficar de costas para o mar, temos que estar de frente para o mar, pois ele pode contribuir para trazer o desenvolvimento que precisamos e queremos”, afirmou. O representante do Sindifrio, sindicato filiado à FIEC mais relacionado ao tema, Cadu Villaça, também participou da abertura e destacou a importância do setor para o Ceará.     

A partir de um estudo de tendências sociais e tecnológicas identificadas especificamente para o setor, foi feita uma proposta de perfis profissionais relacionados a essas tendências. No painel, os especialistas foram direcionados a utilizar de inteligência coletiva para, por meio de perguntas e reflexões, definir consensualmente uma lista mais refinada de perfis para os setores.

A ideia é que esses perfis profissionais elencados apontem conjuntos de competências complementares e afins que o profissional do futuro deverá possuir para realizar atividades atualmente inexistentes, embrionárias ou deficitárias. Posteriormente, alinhando ciclos de entrevistas e estudos de base, será produzida uma publicação com os perfis identificados e suas respectivas tendências para o setor de Economia do Mar.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA