Diretor regional do SENAI Ceará publica artigo no O Povo

Por ocasião dos 76 anos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial no Ceará, o diretor regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda, publicou no jornal O Povo, em 27/11, artigo falando sobre a atuação da entidade e perspectivas para o futuro. Confira o texto completo:   

Estamos vivendo em um mundo globalizado, onde os avanços tecnológicos e as inovações estão crescendo exponencialmente e desafiando o setor produtivo.

O Senai, como instituição de ensino responsável pela qualificação do trabalhador da indústria, precisa estar conectado e atento às principais tendências globais como a conectividade digital, robotização, nanotecnologia, automação, internet das coisas, inteligência artificial, blockchain, big data, impressora 5D, computadores quânticos, entre outras.

É nosso dever focar também no homem, e a melhor maneira é por meio da educação em todos os níveis, e trabalhando as competências socioemocionais, soft skills.

Esse novo mercado exige cada vez mais conhecimento, fundamentando assim, a reestruturação nas unidades do Senai, a fim de atender a demanda industrial de quase 280 mil pessoas no Estado do Ceará que estão fora desse mercado por falta de qualificação profissional.

Para aumentar a produtividade dos trabalhadores das indústrias cearenses e conseguir capacitá-los e requalificá-los para o mercado de trabalho, o Sistema Fiec, liderado pelo presidente Ricardo Cavalcante e sua diretoria, irá fazer investimentos importantes em maquinários, laboratórios, equipamentos e na qualificação dos seus instrutores e colaboradores.

Precisamos avançar na competitividade das indústrias cearenses pois há fatores que afetam esse cenário, tais como, estagnação da economia, carga tributária elevada, ascendência dos custos trabalhistas, baixa capacidade de inovação, baixa qualificação do trabalhador industrial em relação aos níveis internacionais etc.

Parcerias estratégicas como as realizadas com o Sebrae, Academia, Governo do Estado e instituições de fomento são importantes para alcançarmos os objetivos desejados de termos em todo o Estado um trabalhador qualificado profissionalmente, uma indústria competitiva e a capacidade de alavancar o empreendedorismo.

Nestes 76 anos de existência, parabenizo a todos os colaboradores do Senai que fizeram e fazem um grande trabalho em prol do desenvolvimento profissional, tecnológico e humano da indústria em nosso Estado.

Paulo André Holanda, diretor regional do SENAI Ceará 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA