SENAI Ceará capacita pessoas com deficiência

No dia 21/9 comemora-se o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. A data simboliza a luta a favor da inclusão das pessoas com deficiência nos ambientes sociais e profissionais. O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará) trabalha pela inclusão desse público no mercado de trabalho. Nos últimos sete anos, o SENAI Ceará atendeu mais de 1200 pessoas com deficiência nas mais variadas modalidades de cursos. Além disso, qualificou pessoas atendendo a demandas de empresas como a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), Dass, Paquetá e Grendene.

Foi finalizada no dia 14/8 a turma de perspontador de calçados, voltada inteiramente para pessoas com deficiência (PCDs) na empresa DASS, que fabrica  marcas como Fila e Umbro, em Itapipoca. Vinte pessoas foram capacitadas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará), numa qualificação de 160h, que teve início em 17/6. O curso preparou os alunos para a etapa de costura de calçados. As aulas aconteceram à noite, numa estrutura de minifábrica, montada pela empresa para as qualificações, com equipamentos e máquinas que permitiram aulas teóricas e práticas. Após o curso, todos os alunos foram contratados pela empresa.

A Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) abre inscrições, dia 16 de setembro de 2019, para os programas Aprendiz PCD, para pessoas com deficiência, e Jovem Aprendiz CSP. A nova turma de Aprendiz PCD terá 50 vagas, com inscrições até 18 de outubro, e a turma do Jovem Aprendiz CSP terá 35 vagas, com inscrições até 30 de setembro, com prioridade para seleção de candidatos de São Gonçalo do Amarante, Caucaia e municípios próximos.

Programa SENAI de Ações Inclusivas - PSAI

As iniciativas fazem parte do Programa SENAI de Ações Inclusivas (PSAI). O PSAI objetiva promover condições de equidade que respeitem a diversidade inerente ao ser humano (gênero, raça/etnia, maturidade, deficiência, entre outras características ligadas à vulnerabilidade social) visando a inclusão e a formação profissional dessas pessoas nos cursos do SENAI, com base nos princípios dos Direitos das Pessoas com Deficiência.

Saiba mais

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará) tem a missão de contribuir para o aumento da produtividade do trabalhador e para o incremento da competitividade da indústria do Estado do Ceará, por meio da inovação e da educação profissional. O SENAI faz parte do Sistema FIEC, junto com o Serviço Social da Indústria (SESI Ceará), o Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará), o Centro Internacional de Negócios da FIEC e o Observatório da Indústria.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA