Em noite de homenagens, FIEC lança resultados da Bússola da Inovação e dos Perfis Profissionais do Futuro

O Observatório da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) lançou, na noite da última terça-feira (11/9), os resultados dos Perfis Profissionais do Futuro e do Perfil de Inovação Industrial do Ceará. Este último é fruto da pesquisa Bússola da Inovação. Na ocasião, o presidente da FIEC, Beto Studart, foi homenageado.

Diante da revolução provocada pela Indústria 4.0, que mudou a forma de interação entre os mundos físico e virtual, o meio empresarial e o mercado de trabalho sofrem os impactos das novas tecnologias que surgem. Num futuro nem tão distante, nada será como é hoje.

Estudos apontam para transformações radicais nos processos produtivos e em diversas profissões. Motivada pela intensidade dessas transformações no mundo dos negócios, a FIEC, em parceria com o Sebrae, decidiu lançar luz sobre o assunto. “Os estudos trazem indicativos importantes, tanto para mudar a forma como as nossas indústrias estão encarando a inovação tecnológica e as práticas que são utilizadas em seus processos produtivos, como também para questões de interesse pessoal, por exemplo, como as pessoas vão planejar a sua vida acadêmica para a próxima década”, explica Guilherme Muchale, gerente do Observatório da Indústria da FIEC.

A Bússola da Inovação ouviu 417 indústrias em 39 municípios cearenses para traçar o Perfil de Inovação Industrial do Ceará, ou seja, como estão as indústrias cearenses em termos de inovação.

Os Perfis Profissionais de Futuro, por sua vez, identificaram os perfis profissionais que deverão ser demandados pela indústria cearense até 2035, considerando as transformações científico-tecnológicas e socioeconômicas do mundo.
Durante o lançamento, o presidente da FIEC, Beto Studart, foi homenageado e recebeu uma honraria das mãos do líder do Observatório da Indústria, Sampaio Filho. “Este é um agradecimento em nome de toda a equipe do Observatório e em nome de todos os parceiros que estão aqui presentes”, disse Sampaio.

Na ocasião, houve uma palestra sobre o impacto das tecnologias digitais nas estratégias empresariais e no trabalho, com o economista Francisco Saboya, mestre em Engenharia de Podução, atual superintendente do Sebrae/PE, vice-presidente da Anprotec e ex-presidente do Porto Digital (PE).

 

               

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA