SENAI Ceará inicia novas turmas do Projeto Sou Capaz
Quatro novas turmas do Projeto Sou Capaz, parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará) e a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) tiveram início ontem (8/7). Os cursos ofertados são de Técnicas de pintura de obras (60h) com 40 vagas na Unidade Prisional Sobreira Amorim e Instalação elétrica predial (80h) com 40 vagas na Unidade Prisional CPPL3.
O projeto tem como objetivo a reinserção de pessoas privadas de liberdade na sociedade por meio da qualificação profissional com a oferta de vagas em cursos nas modalidades de Iniciação Profissional e Qualificação Profissional em diversos segmentos tecnológicos. Os cursos ofertados são: Aplicação De Revestimento Cerâmico - 60h, Construção De Paredes E Forro Com Bloco De Gesso - 80h, Corte E Costura em Tecido Plano - 100h, Fabricação De Móveis De Madeira - 120h, Instalação E Manutenção De Ar Condicionado Split Hi Wall - 80h, Instalação Elétrica Predial - 80h, Instalação Hidráulica - 100h, Manutenção De Computadores - 120h, Manutenção De Edificações - 120h, Mecânica De Ciclo Otto - 80h, Mecânica De Motocicleta - 100h, Serralheiro De Metais Ferrosos - 160h, Técnicas De Pintura De Obras - 60h, Costureiro Industrial Do Vestuário - 220h, Eletricista Instalador Residencial - 160h, Instalador Hidráulico - 160h e Mecânico De Motor e Câmbio - Álcool E Gasolina - 160h.
O atendimento está sendo realizado nas instalações das unidades prisionais do Estado. O SENAI Ceará disponibiliza sua estrutura de docente, material didático, equipamentos, utensílios e insumos para a realização dos cursos. A oferta abrange os complexos penitenciários localizados nas cidades de Caucaia, Itaitinga, Pacatuba, Sobral, Juazeiro do Norte e Aquiraz visando a inclusão social e produtiva dos internos do Sistema Penitenciário Estadual.
Ao todo, o projeto prevê 188 turmas distribuídas entre os cursos acima citados que somam um total de 4 mil vagas, número que abrange 50% dos internos condenados.