Em parceria com o SESI, alunos do Programa FORD de Educação participam de desafio de robótica

Nesta quarta-feira (26/6), os 100 alunos do Programa FORD de Educação para Jovens, em andamento no município de Horizonte, na Região Metropolitana de Fortaleza, participam de um desafio de robótica. A atividade faz parte de um curso de noções básicas de robótica, que terá dois meses de duração. 

O conteúdo fortalece a capacidade de inovação, criatividade, raciocínio lógico e trabalho em equipe. Por meio de uma experiência criativa, os estudantes são desafiados a investigar problemas e buscar soluções inovadoras para situações da vida real de forma multidisciplinar, bem como programar robôs autônomos com a tecnologia LEGO® Mindstorms®. 

No desafio, as equipes apresentarão projetos a convidados, em duas etapas: a primeira consiste numa pesquisa teórica sobre o tema Arquitetura e Urbanismo, envolvendo indústria, acessibilidade e/ou mobilidade urbana; e a segunda é a construção de um protótipo, desenvolvido com a utilização dos materiais LEGO, que proponha soluções efetivas e/ou preventivas para o tema. No protótipo, além da construção física, será necessária também uma programação compatível com a funcionalidade do mesmo. Todos os trabalhos serão acompanhados por professor e coordenação pedagógica.

Os estudantes serão organizados em 9 equipes pela manhã e 10 equipes pela tarde. A apresentação será realizada em forma de plenária, onde cada equipe te´ra 10 minutos para apresentar seu banner (power point) e seu protótipo. Caberá aos convidados apreciarem e avaliarem os projetos de forma qualitativa.

O Programa

No dia 15 de abril, foi iniciado, no município de Horizonte, o Programa FORD de Educação para Jovens, uma parceria entre a empresa Ford Brasil e o SESI Bahia. A iniciativa faz parte dos projetos de Responsabilidade Social da Ford e tem o SESI Ceará como executor das ações.

O público atendido é composto por 100 alunos do 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas de Horizonte.
O Programa promove cursos para desenvolvimento de competências e habilidades comportamentais, ministrados pelo SESI; e cursos de qualificação profissional, ministrados pelo SENAI. O objetivo é preparar os jovens para o mercado de trabalho.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA