Beto Studart publica artigo em defesa do combate a práticas de corrupção

Em artigo publicado hoje (21/6), no jornal O Povo, o presidente da FIEC, Beto Studart, fala sobre a luta no combate a corrupção no país. Confira:

Corrupção é traição com a sociedade

A sociedade brasileira tem enfrentado nos últimos anos uma luta desigual no combate a práticas de corrupção nas gestões públicas. A corrupção, esse cancro que destrói por dentro as estruturas de poder impactando diretamente no encaminhamento de soluções de nossos problemas mais prementes, como saúde e educação, por exemplo, é talvez o mais deplorável dos defeitos de quem se propõe a servir como dirigente público.

É deplorável principalmente por dar como aceito a prática de ações que geram descrédito à máquina pública, como se esta fosse a imagem de seus dirigentes mal intencionados. O combate a práticas de corrupção deveria ser a marca das gestões públicas para que estas se fortaleçam cada vez mais, oferecendo ao usuário final dos seus serviços, o sentimento de respeito e cuidado que todos os indivíduos merecem.

Felizmente, começamos a mudar recentemente esta cultura quando as instituições se deram conta do seu real papel. O resultado disso todos já sabemos, com as consequências das operações realizadas pela Lava Jato, implicando no resultado das eleições de 2018. Mas, como sabemos, esta luta é inglória, porque a prática da corrupção estatal se insere em uma conjuntura bem mais ampla.

O que vemos agora, com o ataque direto às nossas instituições com o intuito de diminuí-las no sentido de descredenciar pessoas, é uma prova clara de que a luta não é contra amadores. O esvaziamento da discussão no Congresso de propostas contra a corrupção, a tentativa de amordaçar aqueles que tentam combatê-la, ou os métodos usados para atacar a quem se mostra resistente a esta mudança cultural, são reveladores de que nunca se deve baixar a guarda diante dessas práticas.

O Brasil está passando por mudanças que terão reflexos diretos na transformação cultural das novas gerações, mas isso só acontecerá se tivermos a plena consciência de que muitos percalços ainda terão que ser enfrentados. Entender este contexto e saber lidar com ele é uma tarefa que jamais poderá ser de uma pessoa ou de grupos isolados, até porque, corrupção de agente público é uma traição à sociedade.

Confira o artigo no site do O Povo

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA