Em parceria com o SESI, alunos do Programa FORD de Educação têm aulas de robótica

Os 100 alunos do Programa FORD de Educação para Jovens, em andamento no município de Horizonte, na Região Metropolitana de Fortaleza, iniciaram um curso de noções básicas de robótica. O SESI Ceará é o executor do programa, que faz parte dos projetos de Responsabilidade Social da empresa Ford.

A iniciativa fortalece a capacidade de inovação, criatividade, raciocínio lógico e trabalho em equipe. Por meio de uma experiência criativa, os estudantes são desafiados a investigar problemas e buscar soluções inovadoras para situações da vida real de forma multidisciplinar, bem como programar robôs autônomos com a tecnologia LEGO® Mindstorms®.  "Aula de Robótica é maravilhosa! Um dos dias mais esperado da semana”, disse o aluno Ivens Marques.

O curso terá dois meses de duração, indo até o final de junho.

Desafio de Robótica

No dia 26 de junho, os alunos participam de um desafio de robótica. As equipes apresentarão projetos a convidados, organizados em duas etapas: a primeira consiste numa pesquisa teórica sobre o tema Arquitetura e Urbanismo, envolvendo indústria, acessibilidade e/ou mobilidade urbana; e a segunda se trata da construção de um protótipo, desenvolvido com a utilização dos materiais LEGO, que proponha soluções efetivas e/ou preventivas para o tema. No protótipo, além da construção física, será necessária também uma programação compatível com a funcionalidade do mesmo. Todos os trabalhos serão acompanhados por professor e coordenação pedagógica.

Os estudantes serão organizados em 9 equipes pela manhã e 10 equipes pela tarde. A apresentação será realizada em forma de plenária, onde cada equipe te´ra 10 minutos para apresentar seu banner (power point) e seu protótipo. Caberá aos convidados apreciarem e avaliarem os projetos de forma qualitativa.

O Programa

No dia 15 de abril, foi iniciado, no município de Horizonte, o Programa FORD de Educação para Jovens, uma parceria entre a empresa Ford Brasil e o SESI Bahia. A iniciativa faz parte dos projetos de Responsabilidade Social da Ford e tem o SESI Ceará como executor das ações.

O público atendido é composto por 100 alunos do 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas de Horizonte. 
O Programa promove cursos para desenvolvimento de competências e habilidades comportamentais, ministrados pelo SESI; e cursos de qualificação profissional, ministrados pelo SENAI. O objetivo é preparar os jovens para o mercado de trabalho.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA