Case de inovação de empresa cearense é destaque no Summit Senai 4.0

Projeto de inovação da empresa cearense Agromix – realizado em parceria com o SENAI Ceará, por meio do Instituto SENAI de Tecnologia Eletrometalmecânica, e Sebrae – foi eleito na última terça-feira (11/6) o melhor da categoria Digitalização no Summit Senai 4.0, que ocorreu durante a programação do 8º Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria, em São Paulo. O projeto, um piloto de consultoria em Indústria 4.0, gerou ganhos de mais de 40% em produtividade na empresa. O Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria é realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Sebrae.

O Summit SENAI 4.0 reuniu os 40 melhores casos de sucesso de atuação do SENAI em inovação, em todo o país. Os cases foram divididos em quatro categorias: otimização, requalificação, digitalização e inovação. O Ceará apresentou três cases nas áreas de redução de desperdícios produtivos (categoria: otimização) e dados integrados em tempo real (categoria: digitalização).

A Agromix produz rações para aves e suínos. De acordo com o sócio da empresa, André Siqueira, o projeto recebeu acompanhamento técnico do SENAI para implantação de sensores e tecnologias que hoje facilitam a tomada de decisão e o aumento da produtividade. "A partir dos sensores, recebemos informação em tempo real, de tudo que acontece com as máquinas, acessando até pelo celular. Isso possibilitou definir novas metas de produtividade, fazer ajustes, evitar problemas que causavam paradas de equipamento e com isso, melhoramos a produtividade do sistema e o resultado de produção da empresa. Recomendo demais que os industriais acessem e conheçam as expertises do SENAI", indica.

Instituto SENAI de Tecnologia em Eletrometalmecânica
O Instituto SENAI de Tecnologia em Eletrometalmecânica, inaugurado em 2014, presta serviço às indústrias, oferecendo soluções para o desenvolvimento e a melhoria de produtos e processos de fabricação e produção, incentivando a produtividade e competitividade da indústria cearense. Alguns dos principais objetivos do IST Eletrometalmecânica é a realização de pesquisas aplicadas, criação de novas tecnologias, novos produtos e a promoção de soluções inovadoras para as indústrias cearenses.

Sobre o SENAI Ceará
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI Ceará tem a missão de contribuir para o aumento da produtividade do trabalhador e para o incremento da competitividade da indústria do Estado do Ceará. O SENAI faz parte do Sistema FIEC, junto com o Serviço Social da Indústria – SESI Ceará, o Instituto Euvaldo Lodi – IEL Ceará e o Centro Internacional de Negócios.  

Quer desenvolver inovação na sua indústria? Procure o Instituto SENAI de Tecnologia em Eletrometalmecânica: (85) 4009-6300.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA