SESI e SENAI participam da ExpoRecicla 2019

O Serviço Social da Indústria (SESI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) participam da ExpoRecicla 2019, evento realizado entre os dias 13 e 15 de junho, no Centro de Eventos. O SESI é patrocinador do evento e promoverá quatro mini palestras dentro da programação, com os temas: ambiente seguro e comportamento preventivo; gestão de saúde e segurança do trabalho; saúde e segurança do trabalho e e-Social; e prevenção de acidentes. Além disso, os estudantes da Escola SESI SENAI apresentarão dois projetos desenvolvidos por eles na área ambiental: Horta Hidropônica e Lixo Eletrônico.

Já o SENAI estará expondo projetos de inovação para a indústria feitos por alunos. O evento é promovido pelo Sindverde, sindicato filiado à Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e contará com programação de seminários, palestras, networking e exposição de produtos e serviços.

O SENAI apresentará os seguintes projetos: Aquamarine, Sepa (Sensor Eletrônico de Prevenção de Acidentes), Ferramenta com quebra cavaco inserido no suporte, Energia solar em caminhões refrigerados, Dispara roupas, Redução de energia em câmaras frigoríficas e Processo eficiente de reutilização de retalhos.

Conheça os projetos:

Aquamarine
Dispositivo cuja função principal é fazer com que o usuário tenha maior controle de seus gastos de água. Em casos de vazamento o dispositivo indicará a área onde tal anomalia acontece, permitindo criar consciência sobre desperdício, além de maior agilizamos no descobrimento de falhas técnicas.
Sepa (Sensor Eletrônico de Prevenção de Acidentes)
Dispositivo de segurança para prevenção de acidentes, principalmente entre profissionais de marcenaria.

Suporte Quebra Cavaco
O quebra cavaco é uma característica da ferramenta de corte. O projeto desenvolve um quebra cavaco que será inserido no suporte, na área de metalmecânica. Proporcionará redução do volume do cavaco durante a usinagem de aço de baixo carbono.

Energia Solar para Caminhões Refrigerados
Visa preservar o sorvete durante o transporte com uso de energia solar no veículo transportador. Além de reduzir perdas de alimentos, o projeto visa reduzir os impactos ambientais, devido a grande poluição do ar com a queima do combustível nos transportes de carga.

Dispara Roupas
Equipamentos que diminuem tempo de confecção e, consequentemente, aumento de produção. Por meio de esteira, bancada, sensores e balança busca manter produção individual linear e constante por meio da determinação do ritmo de trabalho do operador de máquinas de costura, diminuir quantitativo de auxiliares de produção para retirada de peças produzidas, valendo-se do uso de dispositivos de segurança para parada de movimento diante de imprevistos que possam surgir e controlar a contagem de peças sem a necessidade da conferência manual por um auxiliar de produção a cada hora do dia.                        

Economia de energia em Câmaras Frigoríficas
O projeto visa desenvolver uma técnica de economia de energia em câmaras frigoríficas sem prejudicar a funcionalidade e qualidade do equipamento. Com a redução de temperatura, ocorre também a redução das reações enzimáticas e microbiológicas nos alimentos, sendo assim, mantendo-os num padrão aceitável para o mercado consumidor.

Processo Eficiente de Reutilização de Retalhos
Utilizar retalhos que estariam sendo descartados na natureza, triturando-os para revestir necessaires para acondicionar lingeries produzidas para comercialização. O projeto visa diminuir o desperdícío de materiais gastos no processo de fabricação de lingeries (setor de corte) agregando valor ao produto final e lucros à empresa.

Serviço:
9ª Exporecicla
Data: 13 a 15 de junho de 2019
Local: Centro de Eventos do Ceará
Inscrições AQUI

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA