Observatório da Indústria sedia lançamento de edital para startups

Iniciativa conjunta entre o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), a Softex e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Programa Conecta Startup Brasil lançou, nesta quarta-feira (22/5), um edital para a chamada de empresas interessadas em desenvolver soluções inovadoras com o apoio de startups em estágio inicial. A ação faz parte do Masterplan de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e aconteceu no Observatório da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). “Precisamos mostrar a força que o setor de TIC tem, mas só podemos fazer isso se estivermos juntos”, motivou o líder do Observatório da Indústria, Sampaio Filho, ao abrir o evento.

O Conecta Startup Brasil é um projeto de abrangência nacional com atividades regionalizadas que busca aumentar a densidade do ecossistema da inovação no país, com foco na capacitação, no desenvolvimento de soluções e negócios e no fomento do open innovation no setor produtivo. Sobre o edital, Mariana Matos, analista de desenvolvimento regional da Softex, explicou que está sendo feita uma mobilização em todo o Brasil. “É primeira vez que temos um edital como este”, disse.

O edital é composto por duas etapas. A primeira, em andamento até o dia 8 de junho, consiste numa chamada pública para selecionar empresas que tenham interesse em submeter demandas tecnológicas para serem desenvolvidas no Programa. A segunda, a ser iniciada em breve, consiste no cadastro de startups em estágio inicial e/ou empreendedores interessados em solucionar as problemáticas registradas pelas empresas. O objetivo é proporcionar o encontro entre eles e fomentar as iniciativas propostas. 

O Programa se destaca por focar em startups em estágio inicial para solucionar demandas reais do mercado. Suas ações incluem desde a ideação, passando pela conexão, capacitação, mentoria e também o acesso tanto a mercado como a investimentos. Os projetos aprovados poderão receber até R$ 200 mil em investimentos.

Mais informações AQUI

MASTERPLAN -  â€‹O Masterplan de Tecnologia da Informação possui, dentro do seu portfólio de projetos, um Programa de incentivo a startups no Ceará. A criação do programa deve contribuir para a criação de uma região especializada e de referência em negócios e TIC, estimulando o compartilhamento inteligente da expertise e a competitividade. Além disso, estimula a indústria local para produção de bens criativos de ponta, normalmente associados a outras regiões ou países, atraindo investimentos estrangeiros. Outro ponto positivo é o fortalecimento de uma cultura de incentivo e valorização da atitude empreendedora. Saiba mais AQUI

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA