Índice FIEC de Inovação é destaque na imprensa nacional

                                                                                                                                                                             

O Observatório da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) elaborou o Índice FIEC de Inovação dos estados, no qual apresenta, numa iniciativa pioneira, um verdadeiro raio-x de como cada Estado brasileiro se posiciona em diferentes aspectos do processo inovador. O Índice mensura aspectos multidimensionais do processo de inovação e traça um ranking nacional. O objetivo é identificar lacunas e direcionar políticas para a melhoria e desenvolvimento dos diferentes aspectos do ecossistema de inovação no Brasil. 

O material começou a ser veiculado no dia 12/5 e foi destaque nos principais jornais do Brasil com a publicação de 32 matérias em 26 veículos de imprensa em oito estados. O Índice obteve veiculação de norte a sul do país, sendo manchete em jornais do Amazonas, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Norte e Ceará, entre outros.

Resultados
Com periodicidade anual, o primeiro Índice aponta São Paulo como o Estado mais inovador do Brasil. Em segundo e terceiro lugares estão posicionados Paraná e Distrito Federal, respectivamente. O Ceará aparece em posição intermediária. É o 16º Estado mais inovador do Brasil e o quinto do Nordeste. Em último lugar no ranking nacional está o Maranhão.

Metodologia
O Índice FIEC de Inovação dos Estados está dividido em duas áreas – Capacidades e Resultados – e cada uma delas avalia tanto o ecossistema de inovação quanto a inovação em si. O conjunto de indicadores que formam o Índice representam os aspectos e as capacidades essenciais para o desenvolvimento dos Estados brasileiros, de modo que, quando postos em conjunto, constroem a base para o crescimento da competitividade e da produtividade estadual.

O Índice de Capacidades mede quatro aspectos: Capital Humano, Infraestrutura de Telecomunicações, Investimento Público em Ciência e Tecnologia e a Inserção de Mestres e Doutores na Indústria. Já o Índice de Resultados é formado por quatro indicadores: Propriedade Intelectual, Produção Científica, Competitividade Global em Setores Tecnológicos e Intensidade Tecnológica da Estrutura Produtiva.

Confira o Índice FIEC de Inovação dos Estados completo AQUI.

Saiba mais
O Observatório da Indústria da FIEC tem a missão de contribuir para o desenvolvimento industrial do Ceará por meio da geração, uso e disseminação de conhecimento especializado. Para tanto, disponibiliza plataforma com informações socioeconômicas, de mercado, tecnológicas e de comércio exterior, entre outros. O Observatório junto com Serviço Social da Indústria (SESI Ceará), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) formam o Sistema FIEC.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA