Centro de Inovação SESI realiza repasse tecnológico à FIERGS

O Centro de Inovação SESI Economia para Saúde e Segurança realizou o repasse tecnológico de um de seus produtos para a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS). A iniciativa faz parte da estratégia dos centros de inovação de todo o País, de desenvolver soluções que possam ser incorporadas ao portfólio dos departamentos regionais do SESI. Ao todo, são nove centros, cada um focado em um tema ligado ao bem-estar do trabalhador e ao resultado final da empresa. 

O Centro de Inovação SESI Economia para Saúde e Segurança, capitaneado pelo SESI Ceará, direcionou seus produtos à temática de gestão de custos. Um deles é o “Workshop para Líderes:  o Impacto na Gestão de Custos em Saúde e Segurança”, cuja metodologia acaba de ser repassada à FIERGS.

Desenvolvido em parceria com a Finnish Institute of Occupational Health - FIOH e o National Institute for Occupational Safety and Health – NIOSH, duas instituições renomadas na área de saúde e segurança do trabalho, o workshop tem a finalidade de oferecer para as indústrias um programa de capacitação para diretores, gestores e líderes, com conteúdo informativo e ferramentas didáticas de Design Thinking, com foco no tema de gerenciamento de custos de saúde e segurança.

Uma Pesquisa da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) e da Aliança para a Saúde Populacional (Asap) realizada em 2017 com 668 empresas brasileiras de pequeno, médio e grande porte, que mostra que custos com segurança e saúde no trabalho subiram mais de 20% em relação ao ano anterior para 26% dos empreendimentos. Para 24%, o aumento foi de 10% a 15%. O cenário exige dos gestores habilidade para identificar meios de minimizar investimentos sem deixar de alcançar os resultados esperados.

A capacitação abordou temas como economia para saúde e segurança; absenteísmo; saúde suplementar; FAP-NTEP; acidentes de trabalho; implantação de cultura de bem-estar e promoção da saúde para redução de custos; E-Social; doenças crônicas não transmissíveis; doenças musculoesqueléticas.
Foram capacitados 25 consultores da área de promoção de saúde e segurança do trabalho.

Sobre o CIS:

O Centro de Inovação SESI Economia para Saúde e Segurança tem como objetivo desenvolver tecnologias inovadoras e customizadas que contribuam para a melhoria da saúde e segurança dos trabalhadores e ambientes de trabalho, redução de custos e crescimento de produtividade da indústria.

Conheça mais sobre os produtos:

Consultoria para redução dos custos com saúde e segurança: assessoria a empresas para avaliação do retorno de investimento em saúde e segurança e análise de valor agregado, com recomendação de ações e desenvolvimento de indicadores para diagnóstico e utilização de calculadora de gestão de custos.

Workshop sobre gestão de custos da saúde e segurança: disponível na modalidade in company, com cursos customizados para empresas, com duração de 72h, voltados para executivos e líderes, sobre temas relacionados a custos em saúde e construção de plano de ação; ou na modalidade open workshop, com um curso de duração de 4h, ministrados nas dependências do SESI, com conteúdos divididos por relevância para grupos setoriais da indústria.

Sobre o SESI Ceará:

O Serviço Social da Indústria – SESI Ceará tem a missão de contribuir para o aumento da produtividade do trabalhador e para o incremento da competitividade da indústria do Estado do Ceará, por meio de soluções em saúde, qualidade de vida e educação. O SESI faz parte do Sistema FIEC, junto com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI Ceará, o Instituto Euvaldo Lodi – IEL Ceará e o Centro Internacional de Negócios.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA