Alunos de cursos técnicos do SENAI Ceará serão avaliados

Cerca de 700 alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará), que já cursaram pelo menos 80% da carga horária dos cursos técnicos em Eletromecânica, Eletrotécnica, Manutenção Automotiva, Mecânica, Modelagem do Vestuário e Refrigeração, serão avaliados em 2019, pelo Sistema de Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica (SAEP), pioneiro na avaliação educacional em larga escala para o ensino de nível técnico do país. As avaliações acontecem online, de 13 a 22/5, e as provas práticas serão realizadas de 27/5 a 14/6. Uma nova avaliação do mesmo tipo acontece no segundo semestre.

O SENAI Ceará teve resultados positivos nessa avaliação em 2016, quando o curso de eletrotécnica obteve a maior média nacional. Em 2018, 100% dos alunos avaliados do curso de soldagem tiveram resultado adequado ou avançado.

O SENAI tem avançado na sua concepção de avaliação da educação profissional, comprometendo-se socialmente com uma formação profissional de qualidade, na qual o estudante é preparado para atuar no mundo do trabalho. Com intuito de verificar se a educação oferecida está de acordo com os princípios que a fundamentam, o SENAI desenvolveu, em 2010, o SAEP.  Esse sistema de avaliação da educação profissional é articulado em quatro dimensões que têm por objetivo principal levantar informações que contribuam para o mapeamento da educação profissional em níveis nacional, regional e institucional, a fim de possibilitar que cidadãos se qualifiquem para o exercício do trabalho.

A Avaliação de Desempenho do Estudante é a terceira das quatro dimensões. As outras três são Avaliação de Projetos de Cursos, Avaliação de Desenvolvimento de Cursos e Pesquisa de Acompanhamento de Egressos. O SENAI articula todas essas avaliações para verificar o perfil do estudante egresso assim como os perfis e desenhos curriculares planejados nas concepções dos cursos. O SAEP contribui para verificar em que medida os objetivos foram atingidos (eficácia) e em que medida os objetivos são válidos (efetividade).

Conhecendo os resultados, o desafio do SENAI é usá-los para subsidiar o monitoramento da qualidade da educação que oferece, permitindo detectar os efeitos das políticas adotadas e a tomada de decisões para implementação de melhorias pelo SENAI Nacional, SENAI de cada estado e unidades escolares.

De forma prática, os resultados geram melhorias nas práticas dos professores, revisão das formações, mudanças no processo de ensino e aprendizagem, criação de rede de boas práticas, avaliação e adequação dos programas diante das expectativas empresariais e das exigências do mundo do trabalho, atualização de perfis profissionais e atualização de livros e materiais didáticos.

Sobre o SENAI Ceará
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI Ceará tem a missão de contribuir para o aumento da produtividade do trabalhador e para o incremento da competitividade da indústria do Estado do Ceará. O SENAI faz parte do Sistema FIEC, junto com o Serviço Social da Indústria – SESI Ceará, o Instituto Euvaldo Lodi – IEL Ceará e o Centro Internacional de Negócios.  

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA