Adece terá Câmara Setorial de Economia Criativa

A Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) terá uma Câmara Setorial dedicada a economia criativa. A criação do órgão foi aprovada, por unanimidade, na última sexta-feira (8), pelo Conselho Gestor das Câmaras Setoriais e Temáticas da Adece, com o objetivo de identificar os entraves e oportunidades do setor no Estado, apresentando propostas de projetos e soluções ao desenvolvimento econômico, sustentável e competitivo da área.

A Câmara Setorial ainda será oficializada, mas instituições do segmento já comemoram a conquista, que foi impulsionada pelo Observatório da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). A articulação iniciou a partir de demandas apontadas pelos participantes da Rota Estratégica de Economia Criativa e Turismo, que resultou em um projeto prioritário dentro do Masterplan de Economia Criativa. Para concretizar os projetos, foram feitas diversas articulações entre FIEC, Adece e instituições públicas e privadas do setor de Economia Criativa.

No dia 18 de dezembro, foi feito um workshop na Adece com as entidades representantes do setor, quando foram apresentados os projetos Rotas Estratégicas Setoriais e Fortaleza 2040 de forma a familiarizar as entidades com as ações que estão sendo desenvolvidas no âmbito da Economia Criativa no Estado. “Essa é uma conquista importante que, certamente, renderá bons frutos”, afirmou Luis Carlos Sabadia, líder setorial do Masterplan de Economia Criativa e gerente do Museu da Indústria.

Sobre o setor

Os setores que compõem a Economia Criativa foram identificados como estratégicos em todas as regiões do Estado, reunindo atividades relacionadas ao conhecimento, à cultura, à criatividade e à capacidade intelectual, ficando evidente o impacto positivo que o desenvolvimento destes trariam para a agregação de valor de produtos industriais, o fortalecimento da identidade cultural e o empreendedorismo no Estado.

Sobre o Masterplan

O Masterplan é uma continuidade do projeto Rotas Estratégicas Setoriais cujo objetivo é construir estratégias de desenvolvimento setorial com implantação de portfólios de projetos de alto impacto, possibilitando sinergia de esforços e investimentos dos agentes responsáveis pelo desenvolvimento do Estado. No Masterplan, são feitas as articulações para transformar as ações apontadas nas Rotas Estratégicas Setoriais em projeto

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA