Masterplan de Biotecnologia inicia visita às empresas

Identificar as necessidades e promover estratégias para o desenvolvimento industrial é um dos objetivos do Masterplan de Biotecnologia, desenvolvido pelo Observatório da Indústria da FIEC. Como parte desse objetivo, começaram no dia 21 de janeiro as visitas nas empresas participantes do projeto “Interação Academia-Empresas” do Masterplan Biotecnologia, liderado pelo presidente do Sindicato da Indústria de Alimentação e Rações Balanceadas (Sindialimentos), André Siqueira, em parceria com a Universidade Federal do Ceará – UFC e a Fundação Astef – Fundação de Apoio a Serviços Técnicos, Ensino e Fomento a Pesquisas (Fastef).

Na primeira visita, o grupo de trabalho do projeto (professores, egressos e estagiários do curso de Biotecnologia na UFC) iniciou as atividades com avaliação de todo o sistema de produção da empresa Agromix, desde os insumos que utiliza, até os resíduos que são gerados, para futuras aplicações biotecnológicas nos processos e produtos. Esse projeto visa incentivar o aumento da competitividade das empresas por meio da inovação, além de qualificar os acadêmicos em biotecnologia e dar visibilidade a eles no mercado de trabalho.

Para isso, conta com uma equipe de trabalho formada pela membros do Observatório da Indústria da FIEC, pela Astef e por alunos, egressos e tutores doutores do curso de graduação em Biotecnologia (UFC), para realizar estágio, estudos de viabilidade biotecnológica com avaliação de todo o processo produtivo, proposição de novas tecnologias, tendências de mercado e estudo patentário, além de propor projetos de inovação nas empresas. A partir disso, a intenção é que surjam oportunidades como colaboração para desenvolvimento de novos produtos com laboratórios de pesquisa, transferência de tecnologias, contratação direta de Biotecnologistas, estágios nas empresas, licenças de patentes, entre outras.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA