SENAI Ceará é destaque no Canal Futura com projeto de construção de foguete

O convênio, firmado entre a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Ceará (SENAI Ceará) e a Universidade Federal do Ceará (UFC) para a construção de um foguete espacial foi tema do programa Conexão, do Canal Futura. A entrevista com o diretor do SENAI Ceará, Paulo André Holanda, foi ao ar ontem (21/1).

A assinatura do convênio aconteceu no dia 18/9/2018, com a presença do presidente da FIEC, Beto Studart; do reitor da UFC, Henry Campos; do diretor do SENAI Ceará, Paulo André Holanda;  do diretor do Centro de Tecnologia da UFC, Carlos Almir Monteiro de Holanda; e das equipes do Grupo de Desenvolvimento Aeroespacial da UFC (GDAe), coordenado pelo professor Claus Wehmann, e do SENAI.

O objetivo da parceria é o desenvolvimento de tecnologia aeroespacial e a interação e colaboração tecnológica entre as duas entidades, ficando a UFC responsável pela pesquisa e engenharia e o SENAI Ceará pela execução e construção colaborativa das peças que compõem foguete, denominado HERMES-1. Os estudantes de cursos técnicos do SENAI Ceará e os acadêmicos de engenharia da universidade estarão envolvidos em todas as etapas do projeto, desde a concepção até o lançamento no Centro de Lançamento Barreira do Inferno (CLBI), em Parnamirim (RN).

Para o projeto, intitulado “Missão Dragão do Mar”, o SENAI irá contribuir com todo o seu parque tecnológico e sua ferramentaria, que inclui máquina CNC, impressora 3D, usinagem e fresagem, além dos especialistas técnicos nas áreas de mecatrônica, mecânica e eletricidade.



 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA