Panorama do setor eletrometalmecânico do Ceará em 2019 é apresentado em reunião do Simec

O gerente do Observatório da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Guilherme Muchale, apresentou ontem (14/1), em reunião mensal de associados do Simec, o panorama do setor eletrometalmecânico do Ceará em 2019. Outra pauta da reunião foi sobre Recuperação Tributária, com participação do advogado Gustavo Bevilaqua, do escritório R. Amaral.

De acordo com Guilherme Muchale, a perspectiva para 2019 é positiva tanto para a economia brasileira e cearense quanto para o setor eletrometalmecânico. O Brasil fechou 2018 com crescimento de 1,3% do Produto Interno Bruto (PIB), bem abaixo do esperado, segundo Muchale, por conta da greve dos caminhoneiros, eleições conturbadas e intervenção militar no Rio de Janeiro, o que fez com que pautas ligadas à melhoria fiscal tivessem que ser colocadas de lado, frustrando expectativas e influenciando agentes econômicos a adiar decisões de investimentos para 2019. A tendência para 2019, segundo ele, é crescimento de 3% do PIB nacional e de 3,5% para o Ceará. Quanto ao setor eletrometalmecânico, em 2018, no Ceará, foi o setor que mais se destacou, com todos os quatro subsetores pesquisados pelo IBGE apresentando crescimento. Para 2019, a expectativa é de crescimento forte na demanda pelos produtos a nível brasileiro e cearense.

Sobre o Simec
O Simec é um dos 40 sindicatos patronais ligados à Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), que congrega diversos segmentos produtivos industriais. A FIEC é uma impulsionadora do desenvolvimento social e econômico do Estado, estimulando a competitividade, gerando novos negócios e fortalecendo vínculos institucionais.    

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA