[REVISTA DA FIEC] Observatório da Indústria: marco na inteligência industrial do Ceará

                                                                                                                                                      

Investidores interessados em entrar no Ceará contam, desde o início de outubro, com local de referência para buscar informações confiáveis, de forma rápida e organizada. O Observatório da Indústria, inaugurado dia 9/10 pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Beto Studart, tem cumprido esse papel e é um marco na inteligência industrial do Ceará.

A receptividade a investidores já tem sido uma realidade do Observatório. Nos primeiros dias de funcionamento, uma equipe de executivos da Amazon Web Services (AWS) visitou o equipamento como parte da programação da vinda ao Ceará para conhecer e analisar condições para um possível investimento na instalação de um data center da Amazon. Foram fornecidas informações como o perfil da indústria e dos municípios cearenses, além do mapeamento da oferta e demanda de mão de obra no setor de tecnologia da informação em termos de salário médio, principais ocupações, distribuição de empregos por município, infraestrutura viária, portuária, aeroportuária e também em relação às telecomunicações.

O objetivo é criar um ambiente diferenciado para o investidor que queira entrar no Ceará, explica o gerente do Observatório da Indústria, Guilherme Muchale. “O que vai dar a certeza do investimento a um investidor quando vai tomar decisão é o maior número de informações possíveis. Eles precisam ver o Ceará como opção diferenciada”, explica.

Raramente os estados têm informações estruturadas e de rápida consulta sobre oferta educacional, exemplifica Muchale. O Observatório tem isso mapeado em todos os níveis: técnico, graduação e pós-graduação. Se houver dúvida entre três municípios do Ceará e dois de outros estados para a instalação de uma empresa, o investidor vai ter informações detalhadas sobre os municípios do Ceará, mas dificilmente terá sobre os outros. “Ele vai acabar optando pelo que está claro e à disposição. A mesma coisa se aplica à infraestrutura, fornecedores, comércio exterior, perfil setorial”, acredita Muchale.

O objetivo é também atender demandas específicas, conta o gerente. “Pode ser que uma empresa queira se instalar em determinado município que não tenha a oferta educacional necessária. Tendo conhecimento prévio disso, podemos fornecer pelo SENAI ou interagir com o governo para suprir essa necessidade em tempo hábil”, esclarece Muchale.

A intenção é também manter relação próxima com a empresa e estimular que se relacione com o estado, não atraindo empresas que são ilhas: estão aqui, mas não se relacionam com instituições, não compram de empresas cearenses e não são sindicalizadas, por exemplo.

"O que vai dar a certeza do investimento a um investidor quando vai tomar decisão é o maior número de informações possíveis. Eles precisam ver o Ceará como opção diferenciada." Guilherme Muchale

INFORMAÇÃO MUDA O JOGO

                                                                                                                                                      


Dedicado a construir e articular conhecimento com foco em inteligência competitiva, o Observatório da Indústria conta com ambiente físico e virtual para disponibilizar informações socioeconômicas para a tomada de decisões estratégicas que poderá ser acessada pelas indústrias cearenses, investidores, governo e academia.

Em sua fala de inauguração do espaço, Beto Studart afirmou que o equipamento é de suma importância para entender o comportamento da indústria e articular tomadas de decisão. O líder do Observatório da Indústria, Sampaio Filho, reconheceu o alto nível técnico da equipe que forma o Observatório da Indústria e ressaltou a confiabilidade das informações disponibilizadas.

O Observatório atua em duas frentes principais: Inteligência Competitiva e Prospecção de futuro e Articulação. As Rotas Estratégicas, Setores Estratégicos, Materplan, Perfis Profissionais para o futuro e Fórum Regional da Indústria — todos projetos do Programa para Desenvolvimento da Indústria — formam a frente da Prospecção de futuro e Articulação. Eles são o ponto de partida do Observatório, aponta o gerente Guilherme Muchale. “Geramos uma grande base de conhecimento para iniciar com a solidez necessária. As informações são base avançada e muito mais consistentes em relação ao que há de melhor em outros estados”, explica.

O QUE O OBSERVATÓRIO DA INDÚSTRIA OFERECE
Participando do Masterplan, cujo objetivo é construir estratégias de desenvolvimento setorial com implantação de portfólios de projetos de alto impacto, as empresas contribuem diretamente com melhorias para seus setores. Indo aos Fóruns Regionais da Indústria, realizados no interior do Ceará, os empresários podem opinar, contar experiências e fazer contatos com representantes do poder público e academia. “Cada projeto ligado ao Observatório da Indústria proporciona ganhos diretos e indiretos para empresas”, exemplifica Muchale.

Na frente de Inteligência Competitiva, estão projetos como a Bússola da Sustentabilidade, Bússola da Inovação, Guia Industrial e serviços como Pesquisas Conjunturais e Estudos de Inteligência Competitiva. Os Dashboards — painéis com informações de fácil visualização — oferecem informações nas mais variadas áreas que podem ser usadas pelas empresas como indicativo de cenário e conhecimento do próprio segmento em que atuam.

Por meio dos Dashboards, já estão disponíveis informações como o Perfil dos Municípios Cearenses, Panorama Industrial, Infraestrutura, Comércio Exterior, Perfil Setorial e Perfil Setorial de sindicatos. Além disso, em breve, os dashboards fornecerão dados sobre PD&I, Energias Renováveis, Investimento Estrangeiro e Sustentabilidade.

A Sala de Situação proporciona o acesso a essas informações de forma detalhada, mas simplificada e de fácil compreensão. Ela pode ser usada para reuniões de planejamento estratégico, inovação de produtos, busca de novos mercados. Em parceria com o Centro de Excelência em Inovação (CEI) e Centro Internacional de Negócios da FIEC, o Observatório busca prover o que há de melhor para empresas associadas aos sindicatos ou não, com condições diferenciadas para as que têm ligação com o Sistema FIEC.

Quatro setores da indústria cearense já estão sendo acompanhados de muito perto pelo Observatório da Indústria, por meio da Vigilância Tecnológica: eletrometalmecânico, saúde e químico, alimentos e produtos de consumo. A Vigilância consiste num radar ligado para captar as principais oportunidades tecnológicas, de mercado e outras, e fornecê-las ao empresário.

Essas oportunidades podem ser editais de inovação, oportunidades de negócio com novas empresas, novos produtos do Sistema FIEC. “É um canal de comunicação especializado para o segmento, com mailing quinzenal contendo as últimas informações. A imprensa, por ser generalista, não informa com o detalhamento necessário”, detalha.

O Observatório da Indústria está disponível para empresas de todos os tamanhos. A proximidade do Sistema FIEC com o Sebrae faz com que as demandas das micro e pequenas também possam ser atendidas. Além de todas essas vantagens, novos serviços para indústrias devem ser ofertados em breve. 

Essa matéria está na Revista da FIEC de Novembro/Dezembro. Clique AQUI e confira a edição completa.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA