Projetos de professores do SESI Ceará são destaque em matéria da Agência do Rádio

Tecnologias desenvolvidas por professores do SESI Ceará foram alvo de matérias veiculadas pela Agência do Rádio, de Brasilia, com distribuição em caráter nacional. Um dos destaques é o projeto que incentiva alunos na criação de sites informativos sobre saúde. Para o professor de biologia do SESI de Parangaba, Paulo Henrique Alves, a saída foi inovar. A tecnologia passou a acompanhar o professor durante as aulas e os alunos começaram a se interessar muito mais pelo conteúdo.

O objetivo do Projeto Multidisciplinar em Pesquisas Epidemiológicas da Educação Básica e Educação Profissional (EPIEBEP) era apenas ensinar para os alunos os aspectos epidemiológicos das doenças que estão mais presentes na atualidade. Mas acabou se tornando um projeto interdisciplinar, que além de utilizar tecnologia, integra os conteúdos de português, inglês, matemática, geografia, sociologia e biologia. “Eu dei a ideia, para eles, de construir sites, formulários, tabelas estatísticas, material de divulgação e que também elencassem um grupo de amostragem de pesquisa.”

O cronograma apresentado pelo professor de biologia partiu do estudo das doenças e resultou na criação de diversos sites na Internet com informações, como sintomas e formas de transmissão de doenças como dengue, zika e chikungunya. Ele destaca que o trabalho trouxe mais conhecimento e cidadania para os estudantes, que passaram a estar mais atentos às suas casas e à vizinhança, fazendo o possível para ajudar na conscientização do papel da comunidade para a prevenção destas doenças. “Quando o aluno põe a mão na massa, a coisa do fazer mesmo, ele adquire mais conhecimento e aplica isso à vida. E o que eu consegui perceber com o trabalho, não só eu como todos os professores que acabaram participando desse projeto, é que eles realmente conseguiram assimilar aquele conhecimento para a vida deles.”

O projeto foi destaque no 2º Encontro Nacional do Sistema Estruturado de Ensino da Rede SESI. No total, 20 projetos foram homenageados por serem as melhores práticas pedagógicas de 2017 da rede SESI.

Já o professor Tiago Araújo, que dá aula de sociologia na unidade do SESI da Parangaba, levou seus alunos do primeiro ano do ensino médio para uma visita à exposição da 6ª edição do Prêmio Marcantonio Vilaça em Fortaleza, que teve como artista homenageado Sérvulo Esmeraldo. Ao visitar a mostra com os estudantes, Tiago procurou associar diversos aspectos dos materiais expostos e programar ciclos de atividades que permitiam aos jovens associar as obras de arte com conteúdos de diversas disciplinas, além de despertar nos alunos uma visão relacionada ao mundo da arte.

As atividades foram inspiradas, principalmente, nos elementos que compõem as obras visitadas, como formas geométricas, luz, sombra e objetos tridimensionais. O Gerente-Executivo do SESI, Sérgio Gotti, destacou a qualidade e a característica multidisciplinar do projeto desenvolvido por Tiago Araújo. “Nós tivemos o Ceará, onde a gente traz toda a parte de arte contemporânea em um trabalho bem interdisciplinar, que envolve diversas disciplinas do ensino médio para se chegar à construção de um projeto, inclusive de construção de figuras geométricas com os alunos. São vários projetos realmente que a gente pode dizer que tem um nível de excelência, vamos dizer assim, superior aos projetos que a gente comumente vê no meio acadêmico, no meio das escolas.”

O projeto Figuras, luz e sombras: A arte de fazer as coisas foi selecionado para representar o Departamento Regional do Ceará durante o 3º Encontro Nacional do Sistema Estruturado de Ensino da Rede SESI 2018. O evento reuniu representantes dos Departamentos Regionais de todo o país nos dias 29 e 30 de novembro, em Brasília. Ao todo, 20 experiências bem-sucedidas desenvolvidas em unidades do SESI em diferentes cidades brasileiras foram expostas durante o evento.

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