Projeto do SENAI com o Mdic realiza aula inaugural

O SENAI Ceará e o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (Mdic) promoveram no dia 6/12, na unidade de Jacarecanga, a aula inaugural das turmas de Instalador e Reparador de Redes de Computadores, Desenhista de Produtos Gráficos (Web Design) e Programador de Sistemas, fruto de parceria firmada entre as duas instituições. Ao todo, 96 alunos fazem parte das primeiras turmas, cuja iniciativa busca oportunizar aos jovens, qualificação profissional compreendendo as competências sócio emocionais e profissionais demandadas pelas indústrias, especialmente as voltadas à economia digital.

Ao abrir a solenidade, o diretor regional do SENAI, Paulo André Holanda, destacou a iniciativa por oferecer cursos em áreas extremamente demandadas pelas indústrias no momento. Ele afirmou que sempre que visita as indústrias, a grande preocupação externada pelos diretores é quando a necessidade de profissionais habilitados a lidar com as novas tecnologias digitais, por serem imprescindíveis para a adequação ao modelo de indústria 4.0. Paulo André aproveitou ainda para ressaltar que além da expertise técnica, o SENAI também tem preparado os profissionais para saberem lidar com a questão comportamental, sendo esse um grande diferencial nas escolas do SENAI, afirmou.

Já o coordenador de Infraestrutura para Cadeias Produtivas do Mdic, Mateus Carvalho Branco Silva, o trabalho que está sendo feito em parceria com o SENAI tem como foco a demanda das empresas. "De nada adianta treinar os novos profissionais se não houver mercado". Ele disse que a base do convênio é ofertar cursos a partir do que as empresas de fato precisam para atender as suas necessidades.

Além das turmas já iniciadas, estão previstas outras 29 com 24 alunos cada até o final de 2019. No projeto estão contemplados cursos nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), nas seguintes especialidades: Instalador e Reparador de Redes de Computadores; Desenhista de Produtos Gráficos (Web Design); Programador de Sistemas; Programador de Dispositivos Móveis; Instalador e Reparador de Redes, Cabos e Equipamentos Telefônicos; e Instalador e Reparador de Fibras Óticas.

 

      

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA