SENAI Jacarecanga encerra Projetos Integradores

A unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará) do Jacarecanga encerrou sexta (7/12) os Projetos Integradores 2018. Os alunos classificados em primeiro lugar nas categorias Aprendizagem e Técnico e os classificados em segundo lugar no Salão do Inventor da Feira do Conhecimento foram homenageados pelo desempenho.

O concurso Desafio SENAI de Projetos Integradores 2018 é um desafio de soluções inovadoras dos alunos do SENAI para os problemas reais da indústria brasileira. Foram apresentados 45 projetos de todas as áreas do SENAI Ceará, com participação de alunos das unidades da Barra do Ceará, Jacarecanga, Parangaba, Maracanaú, Sobral e Juazeiro do Norte. A apresentação aconteceu durante o Mundo SENAI, nos dias 8 e 9/11, no SENAI Barra do Ceará.

Os projetos foram divididos em duas categorias: Aprendizagem e Técnico. Foram classificados seis projetos para a etapa nacional, que acontece em fevereiro. Na categoria Aprendizagem, em 1º lugar ficou o projeto QR Log; em 2º, Nobreak Econômico; em 3º, Processo Eficiente de Reutilização de Retalhos. Na categoria Técnico, em 1º lugar ficou o projeto Dispara Roupas; em 2º, My Squad – Personal Shopper System (PSS); em 3º, Rainbow – Coco Kahlo.

Os Projetos Integradores foram avaliados por especialistas técnicos, equipe do Centro de Excelência em Inovação e Instituto SENAI de Tecnologia.

Feira do Conhecimento
Projetos dos alunos do SENAI Jacarecanga foram premiados em segundo e terceiro lugar no Salão do Inventor Cearense, durante a segunda edição da Feira do Conhecimento, que aconteceu entre 21 e 24 de novembro, no Centro de Eventos do Ceará. O segundo lugar ficou com o projeto “Energia Solar em Caminhões Refrigerados”, dos estudantes de curso técnico em Refrigeração, Israel da Silva Mota Filho, Julio Cesar Silva de Sousa, Everton Bezerra da Silva, Kalleo Joaquin Mascaranhas e Fabricio Alves da Silva Moura. O orientador foi Erlink Gonçalves Silva.

Em terceiro lugar, ficou o projeto “O Método da Cafeteira para o tratamento e a reutilização da água” das estudantes do curso técnico em Logística,  Mariana da Silva Gomes e Letícia Cavalcante da Silva, com orientação de Carla Gervania Alves Xavier.

O Salão do Inventor Cearense contou com vinte projetos apresentados. O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará) apresentou 10 projetos durante o evento, sendo quatro do SENAI Jacarecanga, dois do SENAI Parangaba e quatro do SENAI Barra do Ceará.

O Salão do Inventor Cearense é um espaço destinado à divulgação de trabalhos de inventores do estado. Participaram jovens e adultos de todas as faixas etárias, com formação acadêmica ou não, com projetos inovadores visando resolver problemáticas e necessidades da população no geral. A Feira do Conhecimento reuniu academia, empresas, governo e comunidade para mostrar como a ciência e a tecnologia podem ajudar na redução das desigualdades. 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA