Pesquisa da FIEC revela diminuição no nível de atividade da indústria da construção

A pesquisa Sondagem Industrial da Construção do mês de novembro realizada pelo Observatório da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), revela que a evolução do nível de atividade do setor no Ceará marcou 46,8 pontos, um acréscimo de 1,2 ponto em relação ao mês anterior, o que indica uma diminuição do nível de atividade. O estudo mostra também que a utilização da capacidade de operação apresentou queda tanto na indústria da construção cearense como na brasileira, registrando 57% e 59% em outubro, com redução de 6 e 2 pontos percentuais, respectivamente, em relação a setembro.

O indicador de difusão do número de empregados registrou 46,8 pontos, 3,2 pontos a mais que o mês anterior. Por outro lado, o nível de atividade efetivo caiu 3,6 pontos no mesmo período, registrando em outubro 34,3 pontos.

As expectativas do nível de atividade para os próximos seis meses registraram 52,5 e 54,7 pontos para o Ceará e Brasil, respectivamente. Já as expectativas do número de empregados aumentaram 3 e 3,8 pontos em relação ao mês anterior, registrando 48,2 pontos para o estado e 52,8 pontos no país. Quanto às expectativas de compras de insumos e matérias primas, o indicador em novembro registrou 50,5 pontos para o estado e 53,4 pontos para o país, indicando menor otimismo a nível estadual.

Por fim, a intenção de investimento para os próximos seis meses registrou 32,6 pontos no Ceará, queda de 1,7 pontos em relação ao mês anterior, enquanto se manteve com os mesmos 32,5 pontos no Brasil.

Confira o estudo completo AQUI

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA