Diálogos da Carnaúba dissemina conhecimentos para a cadeia produtiva do setor

No dia 30/11, a Associação Caatinga realizou a terceira edição dos Diálogos da Carnaúba deste ano, no CVT de Russas. O evento, patrocinado pelo Sindcarnaúba por meio do Projeto Carnaúba Sustentável e com apoio da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC), disseminou conhecimentos e práticas de qualificação e melhoramento da cadeia produtiva da cera de carnaúba. Por ocasião do evento, o presidente do Sindcarnaúba e diretor financeiro da FIEC, Edgar Gadelha, falou sobre a iniciativa para a TV Jaguar.    

Ao longo do ano de 2018 ocorreram duas edições do mesmo evento, o primeiro em Sobral (CE) e posteriormente em Granja (CE), reunindo cerca 300 pessoas. Russas é a última parada do ciclo de encontros de 2018 e contou com a presença de diversos atores da cadeia: representantes do poder público, iniciativa privada e sociedade civil organizada, bem como trabalhadores rurais e membros da Câmara Setorial da Carnaúba. Na ocasião, ocorreram três oficinas abordando a temática da Saúde e Segurança do Trabalho no extrativismo da carnaúba, a Regularização das Relações de Trabalho no Campo, e Educação Previdenciária e Aposentadoria Rural.

Diálogos da Carnaúba e projeto Carnaúba Sustentável

Fechando o ano de 2018 em sua sétima edição, o Diálogos da Carnaúba se torna evento cativo no Estado do Ceará, sendo realizado desde 2016. A proposta dos encontros é reunir os mais diversos setores da cadeia produtiva da cera de carnaúba e realizar uma série de debates com a finalidade de traçar ações prioritárias para a qualificação e sustentabilidade da produção.

O projeto também financia a implantação de tecnologias sociais em comunidades carnaubeiras de Granja e Morrinhos. São cisternas de placas (para captação de água da chuva), fogões ecoeficientes (que reduz em até 40% o consumo de lenha) e sistemas de bioágua (reuso das águas cinzas - aquelas usadas na lavagem da louça, roupas e banho). A implantação dessas tecnologias visa a melhoraria da qualidade de vida das famílias que necessitam do trabalho da extração da cera para sua sobrevivência, além de contribuir com a segurança hídrica e alimentar e reduzir a vulnerabilidade social.

A cera

A cera de carnaúba é considerada um produto nobre, tendo os mercados internos e externos garantidos, principalmente pela exigência cada vez maior por produtos naturais e ecologicamente corretos. Além da infinidade de aplicações, a extração da cera não causa danos ao meio ambiente, pois as folhas retiradas na colheita são repostas no ano seguinte, o que evidencia a característica sustentável do processo de extração.

A importância da cera está também no fato de ser extraída no período de estiagem, quando a produtividade da agricultura familiar sofre com a falta d’água. Além disso, o extrativismo da carnaúba está ligado à preservação dessa espécie nativa, pois os carnaubais abandonados são frequentemente vítimas da espécie invasora unha-do-diabo, que sufoca e mata a palmeira cerífera.  A Carnaubeira é considerada símbolo do Ceará e a sua derrubada é proibida por lei, sendo o oitavo item mais exportado do Estado e o quarto entre o agronegócio. 95% da cera é exportada para o mercado internacional (30% desse total para os EUA) e apenas 5% para o mercado interno, segundo a Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (ADECE).

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA