Frutã, empresa associada ao Sindialimentos, e UFC lançam natchup

A Frutã, empresa filiada ao Sindialimentos, e a Universidade Federal do Ceará (UFC), lançaram ontem (27/11), no auditório da Reitoria da UFC, o natchup, primeiro licenciamento de produto inteiramente desenvolvido na universidade. A aproximação entre a empresa e a UFC foi promovida pelo Sindialimentos.

O molho foi desenvolvido por meio de uma parceria entre a empresa e o departamento de Engenharia de Alimentos da UFC e ganhou o selo Innovation da SIAL Paris 2018 por ser um dos produtos mais inovadores do mundo neste ano. Com o apoio também do Sindialimentos e com a articulação do Centro Internacional de Negócios da FIEC, a Frutã esteve este ano na Sial Paris, onde promoveu uma exposição e a degustação dos seus produtos por dois dias, no stand compartilhado da Rede CIN, com apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

O natchup vem com a proposta de unir alimentação saudável, sustentabilidade e solidariedade. O produto nasce com a ideia de ser um alimento mais saudável e natural do que o ketchup tradicional, além de possuir características funcionais, já que é feito a partir da acerola, fruta rica em vitaminas A, B e C e nutrientes como cálcio, ferro e fósforo. A concentração de açúcar do Natchup também é menor do que a do ketchup, feito com tomate e ingredientes artificiais, como corantes. Cada 10 gramas (uma colher de sopa) do produto têm apenas oito calorias.

Principal responsável pelas pesquisas que resultaram no Natchup, a professora Lucicléia Barros lembrou que o início de tudo foi um trabalho desenvolvido na graduação por um grupo de alunos. Durante as aulas, surgiu a ideia de substituir o tomate por um produto mais saudável, rico em vitamina C e livre de agrotóxicos. Era o embrião do projeto que, após dois anos de pesquisa e 21 formulações testadas, resultou no Natchup. "É indispensável utilizar a ciência como elemento de ligação entre a universidade e a sociedade", disse a docente, que é chefe do Departamento de Engenharia de Alimentos.

A sócia-diretora da Frutã, Ana Patrícia Diógenes, afirmou que a empresa, sediada no município de Jaguaribe, busca investir em alimentos diferenciados, que sejam saudáveis e sigam uma cadeia produtiva baseada no compromisso social e no respeito ao meio ambiente.

De acordo com o presidente do Sindialimentos, André Siqueira, a relação entre a UFC e a Frutã se deu através de um esforço do sindicato de aproximar a academia do setor produtivo, dentro do trabalho que a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) vem desenvolvendo no sentido estreitar esses laços. Na visão de André, para que esse tipo de parceria se torne mais frequente, é necessária maior proatividade tanto das instituições de ensino como das empresas. "Queremos voltar aqui mais vezes, para ver a ciência se materializando na indústria", projetou.

Lembrando que a inovação é hoje uma das principais linhas de orientação da UFC, o reitor Henry Campos disse que a UFC está sempre de portas abertas "a todas as empresas que compartilhem de nossos ideais e objetivos". Segundo ele, criar o ambiente propício para a cultura de inovação e aproximar a Universidade e o setor produtivo é um dos principais caminhos para colocar a inteligência a serviço da sociedade.

Durante apresentação, houve a assinatura da parceria entre a UFC e a empresa, que está apta a explorar a produção e comercialização do produto por um período de cinco anos. Ao fim da cerimônia, o público pôde degustar o Natchup nos jardins da Reitoria.

UFC Inova - Na ocasião, foi lançada também a marca UFC Inova, fortalecendo ainda mais a imagem da Universidade como instituição inovadora. Segundo o coordenador de Inovação Tecnológica da UFC, Rodrigo Porto, a ideia é que, a partir da marca, o setor produtivo, o público interno e a sociedade em geral possam identificar mais facilmente ações inovadoras da Universidade. De acordo com Porto, o lançamento do Natchup marca o início de um caminho que agora se torna mais claro para outros pesquisadores que desejam inovar. Ele adianta ainda que, em breve, os curativos à base de pele de tilápia também terão seu processo de licenciamento concluído, sendo um dos próximos destaques com a marca UFC Inova.
 

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