Utilização da capacidade instalada na indústria da construção do Ceará aumenta em setembro

A utilização da capacidade instalada da industria da construção cearense no mês de setembro apresentou melhora de três pontos percentuais em relação ao mês anterior, registrando 63% para o Ceará. Já em relação à indústria da construção nacional, o aumento foi de um ponto percentual, resultando em 61%. No Ceará, a evolução do nível de atividade apresentou uma leve redução em comparação com agosto, registrando 45,6 pontos, enquanto em nível nacional o indicador marcou 45,7 pontos, queda de 2,1 pontos. Por outro lado, o nível de atividade efetivo cresceu de 31,3 pontos em agosto para 37,9 pontos, indicando aumento de 6,6 pontos em setembro.

O indicador do número de empregados também registrou melhora em relação ao mês de agosto, apresentando 43,6 pontos no Ceará e 45,1 no país, embora ainda indicando queda no número de empregados. As expectativas do nível de atividade para os próximos seis meses registraram 49,9 e 51,7 pontos para o Ceará e Brasil, respectivamente, registrando estabilidade. Já as expectativas do número de empregados aumentaram 2,6 pontos em relação ao mês anterior, com 45,2 pontos para o estado e 49 pontos no país. Quanto às expectativas de compras de insumos e matérias primas, o indicador em outubro registrou 49 pontos para o estado e 49,5 pontos para o país, resultando em uma possível estabilidade para os próximos seis meses.

Já a intenção de investimento para os próximos seis meses registrou 34,3 pontos no Ceará, recuperação de 4,8 em relação ao mês anterior, e se manteve com os mesmos 32,5 pontos no Brasil. Essas foram as principais conclusões da pesquisa Sondagem Industrial da Construção, realizada pelo Núcleo de Economia e Estratégia da Federação das Indústrias do Estado do Ceará – FIEC, em parceria com a Confederação Nacional da Indústria – CNI.

Confira o estudo completo AQUI.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA