Comitiva alemã conhece Centro de Certificação de Profissionais do setor solar fotovoltaico

O Centro de Exame de Certificação de Profissionais do Setor Solar Fotovoltaico do SENAI Ceará realizou, na manhã desta terça-feira (30/10), a entrega do certificado de Montador de Sistemas Fotovoltaicos ao primeiro candidato a concluir o processo de reconhecimento de competências. A entrega do certificado marcou a visita técnica de uma comitiva alemã ao Centro, uma vez que o país europeu tem estimulado e financiado o desenvolvimento de projetos de energias renováveis e eficiência energética com o SENAI.

O profissional Rodrigo Carvalho, funcionário da empresa Eco Soluções em Energia há cinco anos, passou por duas baterias de exames, um teórico e outro prático, para atestar suas habilidades. "Na Eco temos muitos problemas com mão de obra. A grande dificuldade é a vivência direta, que tem questões bem especificas. Temos que nos preocupar com uma boa instalação e com o tempo. Um certificado como esse tem um peso diferenciado no currículo", disse.

O diretor da empresa, Jonas Becker, esteve presente ao evento e enalteceu a iniciativa do SENAI: "Entendemos que a comprovação de que os profissionais têm experiencia na área é o futuro. Atualmente contratamos muitos eletricistas prediais, que demoram algum tempo para se adaptarem ao sistema fotovoltaico. O SENAI, com seus cursos e a certificação, têm auxiliado a dirimir isso".

O Programa de Cooperação Técnica da Alemanha no Brasil é conduzido pela Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ), encarregada de executar os projetos negociados e aprovados regularmente por meio das Negociações Intergovernamentais sobre Cooperação Técnica e Financeira entre os dois países.

Participaram do encontro: Annette Windmeisser, ministra-conselheira e chefe da Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável na Embaixada da Alemanha no Brasil; Maria Konning, cônsul geral da Alemanha para o Nordeste; e Christoph Büdke, chefe da GIZ no Brasil.

Em discurso para plateia de alunos e professores, Annette Windmeisser falou sobre a experiência alemã com energias renováveis. Segundo a ministra, o país possui 1,6 milhões de usinas fotovoltaicas. "Com a aprovação de leis de energias renováveis, nos anos 2000, passamos por mudanças. Como a formação profissional acompanhou esse ritmo de crescimento na Alemanha? Lá, mais de 50% dos jovens escolher seguir o caminho da educação profissional e isso tem feito a diferença. É por isso que acreditamos que a parceira com o SENAI é  muito especial".

Durante a tarde, a comitiva cumpriu agenda na sede da Federação das Industrias do Estado do Ceará (FIEC), quando conheceu o Centro Internacional de Negócios, o Observatório da Indústrias e o conteúdo da Rota Estratégica de Energia. O grupo também reuniu-se com a a COONDENSOL – Cooperativa de Energias
Renováveis do Brasil.

Montador de Sistemas Fotovoltaicos

O Montador de Sistemas Fotovoltaicos é responsável por instalar e manter sistemas fotovoltaicos, atendendo as normas técnicas, de qualidade e de segurança, saúde e do meio ambiente. Esse profissional é capaz de preparar as atividades a serem realizadas com base no manual de instruções do fornecedor do equipamento, nos projetos/croquis e nas normas vigentes. Planeja e executa a montagem de Sistemas Fotovoltaicos e, sob supervisão, realiza o comissionamento da obra.

Certificação de Pessoas

A Certificação de Pessoas é um processo de avaliação, reconhecimento e certificação, em que um organismo de certificação atesta que uma pessoa possui as competências profissionais definidas em uma norma de qualificação ou de competência, independente da forma como tenham sido adquiridas. A certificação se tornou diferencial competitivo em um mercado cada vez mais seletivo e exigente, em que políticas e estratégias globais de qualidade e de produtividade passam a requerer das empresas a definição e a manutenção de padrões elevados de qualidade de produtos, serviços, sistemas e, também, de pessoas.

Essa certificação, que se insere no âmbito da avaliação da conformidade, é um processo sistematizado com regras preestabelecidas, monitorado e auditado, de forma a propiciar alto grau de confiança de que um profissional certificado pode desempenhar atividades relacionadas a uma determinada ocupação ou área de competências, em conformidade com normas e/ou regulamentos pertinentes.

      

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA