FIEC lança Rota Estratégica de Segurança Pública com palestra de Aníbal Gavíria

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) lançou na última quarta-feira (24/10) o documento final da Rota Estratégica de Segurança Pública, que reúne um panorama do setor no Ceará e caminhos possíveis para a superação de gargalos, esboçando uma visão de futuro com uma agenda convergente de ações. A Rota foi construída coletivamente com a participação de especialistas do meio acadêmico, empresarial, do governo e do terceiro setor. "A FIEC entrega hoje essa contribuição tão importante para a sociedade, na tentativa de instaurar uma cultura de planejamento, pois só assim chegaremos ao futuro que almejamos", disse o presidente da Federação, Beto Studart.

A vice-governadora do Ceará, Izolda Cela, recebeu o documento e destacou a relevância da iniciativa. "O problema da violência, na escala de complexidade, está no topo. Essa ação da FIEC é um exemplo muito construtivo. Não é que o governo queira transferir a sociedade, mas é possível somar. Esse é um documento que vai ser estudado, que vai para a mesa, para seguirmos enfrentando esse problema com eficiência, competência e liderança", afirmou.

Desenvolvida pelo Observatório da Indústria, a Rota Estratégica de Segurança Pública teve seus principais pontos apresentados pelo economista Guilherme Muchale. Ao todo, 46 participantes envolveram-se na elaboração do material.

Para marcar o lançamento, a FIEC realizou mais uma edição do Fórum Ideias em Debate, recebendo como palestrante o ex-prefeito de Medelin, na Colômbia, Aníbal Gavíria. A cidade colombiana tornou-se um case mundial ao deixar de ser a metrópole mais violenta do mundo e virar uma das mais inovadoras do planeta. "Medelin é um exemplo de como os investimentos em segurança pública podem transformar a realidade de um lugar. Não é possível atacar a violência sem atacar aquilo que a gera: a desigualdade social. Combater a violência sem combater a desigualdade é não apenas ineficaz como também imoral", alertou.

      
 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA