Produção industrial cearense cai em setembro

A Sondagem Industrial realizada pelo Observatório da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), revela que a indústria cearense apresentou queda, no mês de setembro, nos principais indicadores de atividade econômica. No entanto, o empresariado projeta cenário de crescimento para os próximos seis meses.

Após registrar alta da produção industrial nos últimos dois meses, a indústria cearense registrou queda ao assinalar 44,6 pontos em setembro, o menor valor observado desde fevereiro. Em consonância com o recuo na produção, o setor industrial operou com capacidade instalada abaixo do usual para o mês e com leve redução no quadro de funcionários. Os estoques de bens manufaturados situaram-se acima do patamar planejado para setembro.

Em termos de expectativas para os próximos seis meses, os industriais cearenses projetam cenário de crescimento referente à compra de matérias-primas, à demanda e às exportações de industrializados. Porém, não há sinalização para admissões no quadro de funcionários do setor, o qual deve apresentar estabilidade.

Por último, a intenção de investimentos do Ceará registrou acréscimo de 4,9 pontos em relação ao mês passado, alcançando 58,5 pontos em outubro. Apesar do crescimento da propensão para investir, o índice cearense ainda se situa abaixo do ideal para estimular a geração de novos empregos e a dinamização da economia cearense.

A capacidade ociosa do setor industrial e o cenário de instabilidade e incerteza política configuram-se como fatores desestimulantes para a realização de investimentos na esfera produtiva.

Confira o estudo completo AQUI.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA