Observatório da Indústria promove troca de experiências entre Fortaleza e Medelín

O líder colombiano Aníbal Gaviria, ex-prefeito de Medelín, está em Fortaleza a convite da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) para acompanhar o lançamento da Rota Estratégica de Segurança Pública, que reúne um panorama do setor no Ceará. 

Na manhã de hoje (24), representantes do Governo do Estado apresentaram ao colombiano iniciativas que estão sendo implementadas na área de segurança pública no Ceará, com o objetivo de trocar de experiências, dialogar sobre melhorias e inspirações.

Gaviria foi prefeito da cidade colombiana de 2012 a 2015, tornando Medelín destaque no cenário mundial, como referência em planejamento urbano. A cidade é um case de sucesso. Na década de 90, era a metrópole mais violenta do mundo. Hoje, é uma das mais inovadoras do planeta e exemplo de como os investimentos em segurança pública podem transformar a realidade de um lugar.

Durante o encontro, o ex-prefeito colombiano destacou o papel do Observatório da Indústria, por se tratar de um instrumento que permite a interação entre sociedade e poder público. Para Gavíria, o trabalho realizado na Rota Estratégica de Segurança Pública se trata de uma referência importante, uma vez que servirá de direcionamento para a gestão estadual, independente de quem vier a ser o governante. Ele lembrou que esse tipo de experiência tem sido um modelo exitoso adotado em diversas partes do mundo. Quanto às ações apresentadas pelo Governo do Estado, Gavíria ressaltou a necessidade de se combater o crime a partir de suas lideranças, sob pena de se prender muito, mas sem uma efetividade concreta. “É necessário investir em inteligência, para ter uma atuação bem direcionada à raiz do problema”, frisou.

Para a vice-governadora do Estado do Ceará, Izolda Cela, o encontro proporcionou uma troca construtiva. “Medelín é uma referência de boas práticas para a aprendizagem organizacional e no âmbito das políticas públicas. É muito interessante ter o olhar do Gavíria para o que nós estamos fazendo e propondo para o Ceará”, disse. Em 2013, a cidade colombiana recebeu o título de “Cidade Mais Inovadora do Planeta”.

A vice-governadora afirmou, ainda, que a Rota Estratégica de Segurança Pública demonstra a disposição da FIEC de trabalhar é um ótimo exemplo de algo que foi feito na cidade colombiana e que está sendo replicado aqui: “A articulação de parceiros diferentes em função de um mesmo objetivo é fundamental. Às vezes se pensa que segurança é algo que só será resolvido pelo governo e pela polícia, e não é verdade. É necessária muita parceria. A FIEC está mobilizando e se dispondo a impulsionar isso".

Ideias em Debate

Logo mais, às 18h30, Aníbal Gavíria concede palestra no Fórum Industrial Ideias em Debate sobre a experiência colombiana. Além de prefeito de Medelín, ele também governador do estado de Antioquia (2004 a 2007), sendo considerado o melhor governador da Colômbia. É professor da Universidade de Berkeley, na Califórnia.
Nessa edição do fórum, a FIEC lança a Rota Setorial da Segurança Pública, uma iniciativa do presidente Beto Studart, construída coletivamente com a participação de especialistas do meio acadêmico, empresarial, do governo e do terceiro setor.

As Rotas Estratégicas Setoriais, lideradas pelo Observatório da Indústria, sinalizam rumos para a construção do futuro, com horizonte temporal de 2025, para cada um dos setores e áreas identificados como mais promissores para a indústria do Ceará. Já foram estruturadas 13 rotas envolvendo várias áreas como energia, logística, eletrometalmecânica, entre outras.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA