Sistema FIEC oferece orientação para elaboração de projetos no edital Globalstars

Está aberta até 31 de outubro a chamada pública GlobalStars da rede internacional Eureka. O edital destina recursos não reembolsáveis para projetos de inovação e contempla todas as áreas de pesquisa industrial e tecnológica de empresas brasileiras de todos os portes. O Sistema FIEC, através do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do Instituto SENAI de Tecnologia e Centro de Inovação SESI em Economia para a Saúde e Segurança (CIS), disponibiliza orientação e apoio na elaboração de projetos para as empresas cearenses que desejam se inscrever.     

A Eureka é uma iniciativa intergovernamental, criada em 1985, que tem como membros sete países – Áustria, Bélgica, França, Alemanha, Holanda, Espanha e Suíça. O objetivo é promover projetos de P&D voltados ao mercado e no Brasil conta com a parceria da Financiadora de Inovação e Pesquisa (Finep), Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) e Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).

Sob forma de subvenção econômica, serão cedidos até um milhão de euros a cada empresa brasileira participante, sendo necessária a integração com pelo menos uma empresa dos países membro da rede no consórcio. Instituições de ciência e tecnologia também podem participar como subcontratantes, ou seja, se esse instituto estiver vinculado à alguma empresa participante.

Os projetos candidatos devem refletir a abordagem ‘bottom-up’, utilizada pela rede Eureka. Isso significa que o plano de trabalho e o cronograma de realização devem ser criados a partir da definição dos objetivos a serem alcançados pelo projeto. As instituições financiadoras dos países que integram a chamada formarão um Painel de Avaliação Internacional, que irá estabelecer de forma conjunta os projetos classificados.

Veja mais detalhes da chamada através do site oficial da Eureka.

Mais informações: 3293-5055 ou laboratoriodeprojetos@sfiec.org.br

 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA