Ociosidade na indústria cearense apresenta queda em agosto

Em agosto, o faturamento real da indústria do Ceará se manteve praticamente estável, com queda de 0,7% em relação a julho. No entanto, o faturamento acumula queda de 7,7% no ano. Por outro lado, a utilização da capacidade instalada marcou 83,5% no mês, crescimento de um ponto percentual comparado ao mês anterior, indicando queda na ociosidade nos segmentos analisados.

Essas são algumas das constatações da pesquisa Indicadores Industriais, realizada pelo Núcleo de Economia e Estratégia da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI). 

Outro índice analisado na pesquisa é o de horas trabalhadas na produção que registrou aumento tanto em relação ao mês anterior – na série livre de efeitos sazonais – quanto em relação ao mesmo período do ano passado, 1,3% e 4,9%, respectivamente. Apesar da melhora, os outros indicadores apontaram declínio. A massa salarial, por sua vez, indica decréscimo de 0,3% em agosto comparado a julho. O emprego na indústria manteve-se estável, sem variação de um mês para o outro; no acumulado do ano, registra o crescimento de 1,3%.

Confira o estudo completo AQUI

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA