Encontro discute Sistema Elétrico da Rede Básica no Ceará

O Grupo de Trabalho de Geração Centralizada da Câmara Setorial de Energias Renováveis da Adece reuniu-se hoje (21/9), na Companhia Hidrelétrica do São Francisco  - CHESF, para discutir o Sistema Elétrico da Rede Básica no Ceará e a situação das obras do mesmo e a sua integração com as energias renováveis.

Na pauta da reunião, o Sistema Elétrico da Rede Básica no Ceará, apresentado por Tarcísio Vieira; Situação das Obras da Rede Básica de interesse do Ceará, por Eduardo Matos de Brito - Chesf/DE/Recife; e a Integração das Renováveis ao Sistema Elétrico - Impactos Operacionais e Recomendações, com a apresentação cabendo a Janaína Mirses Costa- Chesf/DO/Recife e Luís L'aiglon Martins - Chesf/DO/Fortaleza. 

O encontro, que contou com o apoio do Núcleo de Energia da FIEC e do Sindienergia, foi anfitrionada pela Chesf, através de Tarcisio Vieira, gerente do Departamento de Operação em Fortaleza. Participou ainda  Ricardo Castelo, Coordenador de Energia da Seinfra. 

O presidente da CS Renováveis, Jurandir Picanço, alertou para a importância de intensificar o aproveitamento das energias renováveis eólica e solar, tão abundantes no Brasil, especialmente no Nordeste. “A curto prazo, isso permitiria que o Nordeste se tornasse exportador de energia elétrica, aproveitando a grande malha de linhas de transmissão já construídas e em construção, desenvolvendo os intercâmbios regionais de energia elétrica, com amplo aproveitamento das complementaridades energéticas inter-regionais”, afirmou.

O evento contou com a presença de Joaquim Rolim, coordenador do Núcleo de Energia da FIEC e do GT de Geração Centralizada da CSRenováveis, e de Luiz Eduardo Moraes, diretor de Geração Centralizada do Sindienergia.

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA