Escola SESI SENAI realiza torneio de robótica durante Semana de Tecnologia e Cultura

Muita competitividade e aprendizado marcou o terceiro dia da Semana de Tecnologia e Cultura da Escola SESI SENAI, na Parangaba. Dez escolas públicas e particulares visitaram ontem (29/8) a Escola SESI SENAI, viram de perto como a tecnologia é utilizada no cotidiano escolar, preparando seus alunos para o mercado de trabalho contemporâneo. Os alunos das escolas competiram no Torneio de Robótica, Campeonato de Xadrez e conheceram as salas especiais e os projetos dos estudantes. A Semana de Tecnologia e Cultura acontece até sexta (31/8).

No Torneio de Robótica, competiram sete equipes de cinco escolas: Escola SESI SENAI, Liceu de Caucaia, Nossa Senhora de Fátima, Antonieta Cals e Joaquim Francisco. Os estudantes programaram robôs para resolver três desafios: tira latas, sumô e percurso em linha. No Campeonato de Xadrez, competiram as escolas Lourenço Filho, Farias Brito e Liceu de Caucaia.

Durante todo o dia, diversas atividades foram realizadas: Campeonato de Scratch; experimentos de física, mecânica em caixa, reação exotérmica; oficinas de álcool gel e de amoeba; Mundo da Invenção; apresentação do Projeto Google For Education; apresentação de projetos de energia da turma no Novo Ensino médio e apresentações culturais e performances artísticas. Além disso, as equipes participantes da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) apresentaram os projetos Sapato Sensor e Trufas Futricítricas, desenvolvidas para a Olimpíada do Conhecimento.

Na segunda, aconteceu a abertura do evento; na terça, o destaque ficou por conta da Feira das Profissões; o dia de hoje (30/8) foi dedicado às Ciências Humanas e a sexta-feira será marcada pelas competições esportivas.

Escola SESI SENAI
A quarta revolução industrial deve levar a uma transformação do mercado de trabalho, com uma mudança profunda nos perfis profissionais e o surgimento de novos negócios. Essa realidade tem provocado mudanças nas escolas, uma vez que a educação é o caminho para quem deseja dominar as tecnologias da chamada indústria 4.0.

Inaugurada em janeiro de 2016, a Escola SESI SENAI de Educação Básica articulada com Educação Profissional (EBEP) oferta o ensino médio tradicional articulado com cursos técnicos do SENAI, com o objetivo de preparar os alunos para o exercício da cidadania e para o mundo do trabalho.

A Escola SESI SENAI vem se destacando pelo diferencial de usar a tecnologia como aliada no processo de aprendizagem. A instituição possui programas inovadores como Robótica, SESI Matemática e Google for Education, todos com salas exclusivas para o desenvolvimento das atividades.

No cotidiano escolar, os estudantes são introduzidos a ferramentas utilizadas na indústria 4.0, como games, robótica, programação e tecnologias de ponta. Além disso, são trabalhadas competências socioemocionais importantes para o novo perfil profissional exigido pelo mercado: iniciativa, criatividade e trabalho em equipe.

Matrículas
O edital para novos alunos da Escola SESI SENAI está previsto para ser aberto em setembro. Mais informações: (85) 4009.6300

                        

 

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA