Assinatura de termo de cooperação entre sindicatos da FIEC e ASTEF é destaque em evento

Representantes de seis sindicatos filiados à Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) assinaram, na manhã de hoje (29), termo de cooperação com a Fundação de Apoio a Serviços Técnicos, Ensino e Fomento à Pesquisa (ASTEF) para desenvolvimento de projetos inovadores. O fato ocorreu durante a programação do Fórum de Oportunidades Inovadoras – FOPI, realizado pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e FIEC.

“Essa parceria noticia que o Ceará se dispõe a ser produtor daquilo que consome, a ser um parque de produção altamente competitivo. É um novo tempo, em que os dois lados, academia e setor produtivo, estão maduros para compreender que precisam se complementar”, afirmou o Vice-Reitor Custódio Almeida. 

Simec, Sindquímica, Sindialimentos, Sindverde, Sindienergia e Sinduscon esperam aprofundar a interação com a Universidade, estimulando que empresários abram as portas dos seus negócios para pesquisadores identificarem e sugerirem soluções inovadoras em sua linha de produção. “É um grande divisor de águas, e essa aproximação evita retrabalho e sombreamento. O foco não é apenas o desenvolvimento da indústria, mas o desenvolvimento do Ceará”, disse Sampaio Filho, presidente do Simec e do Conselho de Tecnologia e Inovação da FIEC.

O presidente do Sindialimentos André Siqueira apresentou o Programa “Interação Academia – Empresa na Biotecnologia”, que é um desdobramento do Masterplan de Biotecnologia e exemplifica como essa cooperação pode acontecer. “Os pesquisadores do curso de biotecnologia auxiliarão as indústrias do setor de alimentos a desenvolver soluções para processos produtivos e destinação de resíduos. A ASTEF auxiliará na elaboração dos projetos, e as empresas, por sua vez, farão a captação de recursos”, informou.

O presidente da Fundação ASTEF, professor Barros Neto, lembrou que o trabalho de aproximação entre Universidade e empresas já vem sendo estimulado, a exemplo da integração entre o material produzido pelo programa Rotas Estratégicas Setoriais, da FIEC e o programa Ceará 2050. “Essa é uma fórmula mundial. Aonde você viaja, no mundo, você vê universidade e empresas unidas para resolver problemas da sociedade. É uma catequese diária, e esse Fórum é mais uma atividade para consolidar isso”.

A programação do FOPI contou com palestras e rodadas de negócios. O gerente do Centro de Excelência em Inovação (CEI) do Sistema FIEC, Pablo Padilha, apresentou os serviços do CEI.  

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA