Semana de Tecnologia e Cultura tem início na Escola SESI SENAI

Começou ontem (28/8) na Escola SESI SENAI a Semana de Tecnologia e Cultura. A abertura foi apresentada pelos alunos da escola e reconheceu com medalhas alunos que se destacaram em competições nacionais de Jiu Jitsu, Natação, Xadrez, Olimpíada do Conhecimento, Robótica, Olimpíada de História, Olimpíada de Física e Olimpíada de Matemática.

A gerente de Educação do SESI e SENAI, Sônia Parente, representou a superintendente regional do SESI, Veridiana Soárez, e o diretor regional do SENAI, Paulo André Holanda, e ressaltou as características tecnológicas da escola. "Tudo que pensamos para essa escola temos conseguido realizar. Acreditamos nos sonhos, acreditamos na juventude. Os alunos movimentam o dia a dia, fazem acontecer, são 4.0. Somos gratos pelo compromisso e responsabilidade de todos. Aqui provamos que é possível ter uma escola diferente, com educação de qualidade", reconheceu.

A diretora da escola, Eugênia Rebouças, agradeceu pelo empenho dos alunos e disse que cada um tem potencial e diferencial. "Nesses cinco dias vamos mostrar que somos o futuro. É um momento criado para inspirar. Não temos como mudar a indústria sem conhecimento técnico e científico. Estamos fechando três anos de funcionamento com projetos consolidados e resultados.

Medalhas
Os alunos que se destacaram em competições nacionais de Jiu Jitsu, Natação, Xadrez, Olimpíada do Conhecimento, Robótica, Olimpíada de História, Olimpíada de Física e Olimpíada de Matemática foram reconhecidos com medalhas. Foram homenageados Pedro Ítalo do Nascimento Melo, campeão cearense de Jiu Jitsu 2018, campeão Norte Nordeste e campeão da Taça Fortaleza; Rafael Azevedo representou a escola nos jogos escolares 2018 na Natação e conseguiu duas medalhas de ouro e uma de bronze e representará o Ceará nos Jogos da Juventude que acontecem em Natal; Carlos Davi, mestre em xadrez; equipes participantes da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), dentro da Olimpíada do Conhecimento, criadoras do Sapato Sensor e das Trufas Futricítricas; equipe de robótica liderados pelo professor Tiago Gomes; João Artur Fontenele, participante da Olimpíada Kanguru de Matemática; participantes da Olimpíada de História e Olimpíada de Física.

Torneio de Robótica
Um torneio de robótica entre sete equipes de escolas cearenses será destaque na Semana de Tecnologia e Cultura da Escola SESI SENAI. A disputa acontece amanhã (29), das 13h30 às 16h30, quando os participantes precisarão demonstrar suas habilidades em programar robôs para cumprir desafios. O evento ocorrerá na quadra do SESI Parangaba, com a torcida dos demais estudantes envolvidos na programação.

As aulas de robótica fazem parte das oficinas tecnológicas da escola. Ao utilizar kits com motores, sensores e bloco programável voltados para atividades educativas, as aulas de robótica exploram os benefícios de proporcionar exercícios práticos e divertidos aos alunos, enquanto eles aprendem conceitos complexos de física e matemática.

No mesmo dia, as escolas visitantes poderão participar do Desafio de Matemática, realizado dentro da sala SESI Matemática, um projeto que objetiva ensinar a disciplina através de games e recursos interativos. Para tanto, a Escola SESI SENAI possui uma sala construída e equipada especialmente para essa finalidade.

Semana de Tecnologia e Cultura
De 27 a 31/8, a Escola SESI SENAI realiza a 3ª Semana de Tecnologia e Cultura. O dia de quarta-feira (29) será destinado a receber estudantes de outras instituições, que poderão conhecer como a Escola SESI SENAI utiliza a tecnologia no cotidiano escolar, preparando seus alunos para o mercado de trabalho contemporâneo. Na programação, além do Torneio de Robótica e do Desafio de Matemática, haverá oficinas, campeonato de xadrez e shows.

O destaque de hoje (28/8), ficou por conta da Feira das Profissões. Organizada pelos próprios alunos, a Feira deu explicações sobre as profissões e contará com paineis de especialistas.

Escola SESI SENAI
A quarta revolução industrial deve levar a uma transformação do mercado de trabalho, com uma mudança profunda nos perfis profissionais e o surgimento de novos negócios. Essa realidade tem provocado mudanças nas escolas, uma vez que a educação é o caminho para quem deseja dominar as tecnologias da chamada indústria 4.0.

Inaugurada em janeiro de 2016, a Escola SESI SENAI de Educação Básica articulada com Educação Profissional (EBEP) oferta o ensino médio tradicional articulado com cursos técnicos do SENAI, com o objetivo de preparar os alunos para o exercício da cidadania e para o mundo do trabalho.

A Escola SESI SENAI vem se destacando pelo diferencial de usar a tecnologia como aliada no processo de aprendizagem. A instituição possui programas inovadores como Robótica, SESI Matemática e Google for Education, todos com salas exclusivas para o desenvolvimento das atividades.

No cotidiano escolar, os estudantes são introduzidos a ferramentas utilizadas na indústria 4.0, como games, robótica, programação e tecnologias de ponta. Além disso, são trabalhadas competências socioemocionais importantes para o novo perfil profissional exigido pelo mercado: iniciativa, criatividade e trabalho em equipe.

Matrículas
O edital para novos alunos da Escola SESI SENAI está previsto para ser aberto em setembro. Mais informações: (85) 4009.6300

               

(85) 3421.5916 / Av. Barão de Studart, 1980, Aldeota - Fortaleza-CE
© Todos os direitos reservados ao NUMA