Tendências de comportamento do consumidor de alimentos e bebidas são apresentadas na FIEC

Um consumidor que dá preferência à vida saudável, pensando no bem estar físico e mental; busca produtos premium, de qualidade superior; e se preocupa com os impactos do consumo no meio ambiente, sociedade e vida animal. Essas são as três principais tendências que deverão impactar os setores de alimentos e bebidas, de acordo com a gerente sênior de contas governamentais e de associações de classe na Euromonitor International, Marina Schwartzman. A apresentação aconteceu durante a palestra que ela proferiu ontem (16/8), na Casa da Indústria, para empresários dos segmentos. Em parceria com o Sebrae e o Sindialimentos, o evento é uma promoção do Sistema FIEC, através do Masterplan.

O presidente do Sindialimentos, André Siqueira, abriu o evento falando da importância de conhecer as tendências para maior competitividade do setor. "Espero que possamos sair inspirados a pensar diferente os nossos negócios", disse. Na palestra, Marina fez um panorama global sobre os setores de alimentos e bebidas - tamanho de mercado no mundo, que tipo de produto vem impulsionando o crescimento - e a posição do Brasil no contexto global. "São tendências que vão impactar todos os setores, em todos os países e num longo prazo. Não é uma modinha temporária mas realmente uma mudança de comportamento do consumidor".

Com as informações, explica Marina, a ideia é que as empresas entendam o que consumidor espera e possam ofertar produtos que atendam as demandas desses consumidores. "Esse atendimento pode ser fazer adaptação em formulação de produto, expandir portfólio ou mesmo só reposicionar um produto que já existe destacando alguns atributos que são importantes para os consumidores. Talvez mudar o marketing, a estratégia de venda ou de canal, a partir de produtos que já tenham em seus portfólios", explica.

A Euromonitor International, empresa com sede em Londres, é especializada em pesquisa estratégica de mercado sobre tendências de consumo.O Masterplan é a fase de implementação, fortalecimento e otimização das ações estratégicas apontadas pelas Rotas Estratégicas Setoriais, e visa garantir a concretização das visões de futuro definidas para cada setor.

Programa para Desenvolvimento da Indústria
O Masterplan e as Rotas Estratégicas fazem parte do Programa para Desenvolvimento da Indústria, que objetiva contribuir com o crescimento de longo prazo, definindo as principais potencialidades do Estado e os respectivos caminhos para o melhor aproveitamento desses diferenciais, por meio de um debate articulado entre setor privado, poder público, academia e entidades de apoio, incentivando o fortalecimento da inovação e sustentabilidade no contexto empresarial.
 

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